Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Putin reconhece dificuldades na guerra contra a Ucrânia

Apesar de considerar a situação como desafiadora, Putin afirmou que vai garantir a segurança do país


				Putin reconhece dificuldades na guerra contra a Ucrânia
Ekaterina Shtukina/Pool Sputnik - Ekaterina Shtukina

A Rússia atravessa um período difícil que “ensinou muito ao país”, disse o presidente russo, Vladimir Putin, neste domingo (28/6), segundo reportou a agência de notícias oficial TASS. O líder do Kremlin prometeu “garantir” a segurança do país e enfrentar “desafios”, enquanto Kiev continua a realizar ataques contra infraestruturas militares e de hidrocarbonetos da Rússia, na tentativa de enfraquecer o poderio militar de Moscou.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

“Vemos os problemas. Reconhecemo-los e estamos a lidar com eles. Mas, sem dúvida, garantiremos a segurança do país e dos nossos cidadãos”, afirmou Putin durante congresso do seu partido, o Rússia Unida, realizado antes das eleições parlamentares de setembro.

Leia também

“Sem dúvida, superaremos todos os desafios que enfrentamos hoje, incluindo ataques terroristas ao nosso território e infraestruturas”, acrescentou, referindo-se aos ataques de Kiev em solo russo.

Nos últimos meses, a Ucrânia intensificou a campanha de ataques dentro da Rússia e em regiões ucranianas controladas pelos russos, em retaliação aos bombardeios de Moscou – que têm causado baixas diárias desde o início da ofensiva russa, lançada em fevereiro de 2022.

Shorts Youtube
Play
Pré-candidato ao governo de AL, Renan Filho defende alianças: 'não se faz política só'

Pré-candidato ao governo de AL, Renan Filho defende alianças: 'não se faz política só'

Play
Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Play
Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Play
Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Play
Em discurso, senador Renan critica gestão anterior à do filho no governo de Alagoas

Em discurso, senador Renan critica gestão anterior à do filho no governo de Alagoas

Kiev tem como alvo específico as infraestruturas energéticas para cortar as receitas provenientes de hidrocarbonetos, que permitem ao Kremlin financiar seu esforço de guerra. O presidente russo discursou poucas horas depois de um ataque “massivo” de drones ucranianos à região de Krasnodar, que deixou uma pessoa morta e provocou um incêndio na grande refinaria de Slavyansk-na-Kubani, segundo o governador regional Veniamin Kondratyev.

Crise de combustível

Em 18 de junho, um ataque a uma grande refinaria perto de Moscou provocou explosões impressionantes e um incêndio. A Península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014, foi colocada em “estado de emergência” na sexta-feira devido a ondas de ataques de Kiev, que forçaram as autoridades a suspender a venda de combustível à população e a implementar cortes de energia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, afirmou no domingo que esses ataques “significam menos recursos para a máquina de guerra russa e mais um passo em direção à paz”, em uma publicação nas redes sociais na qual assumiu a responsabilidade pelos ataques à refinaria de Slavyansk-na-Kubani e à região de Yaroslavl, ao norte de Moscou.

Os esforços diplomáticos mediados pelos Estados Unidos para encerrar o conflito estão atualmente paralisados.

Os ataques da Ucrânia têm causado escassez de combustível em algumas áreas, levando a filas e ao racionamento nos postos de gasolina. “Continuamos com operações que enfraquecem a capacidade da Rússia de travar esta guerra”, ressaltou Zelensky, observando que as refinarias alvo dos ataques estavam localizadas a aproximadamente 300 quilômetros e 700 quilômetros do território ucraniano.

Imagens não verificadas que circularam nas redes sociais mostram um grande incêndio na refinaria, que tem capacidade para cerca de 100 mil barris por dia e produz combustível tanto para o mercado russo quanto para exportação.

O governador da região de Yaroslavl anunciou restrições temporárias de tráfego em certas estradas que levam à capital.

Já a refinaria de Slavyansk-na-Kubani é uma das maiores do sul da Rússia e integra o grupo “Slavyansk EKO”. Localizada perto da Península da Crimeia, anexada pela Rússia, a instalação já foi alvo de ataques ucranianos em diversas ocasiões.

Escalada de ataques

Um total de 213 drones ucranianos foram interceptados em mais de uma dezena de regiões russas, incluindo a região de Moscou, entre a noite de sábado e o domingo, segundo o Ministério da Defesa.

Conforme um relatório recente da Energy Intelligence, uma empresa de pesquisa do setor de energia sediada nos EUA, cerca de um terço da capacidade de refino de petróleo da Rússia foi afetada devido aos ataques ucranianos.

A Rússia, por sua vez, continua atacando a Ucrânia quase diariamente. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas entre a noite de sábado e o domingo durante bombardeios russos à capital, Kiev.

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas