Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Presidente do Equador decreta estado de exceção por violência ligada ao narcotráfico

Guillermo Lasso afirmou que policiais e militares patrulharão as ruas 24 horas por dia. A medida é válida por 60 dias

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, decretou nesta segunda-feira (18) estado de exceção em todo o país, diante do aumento dos índices de criminalidade devido ao narcotráfico, e ordenou a mobilização de policiais e militares nas ruas.

"Começando de imediato, nossas Forças Armadas e policiais se sentirão com força nas ruas porque estamos decretando o estado de exceção em todo o território nacional", disse o presidente em discurso transmitido pelo canal estatal EcuadorTV.

Leia também

Lasso, que assumiu o cargo em maio, disse que "nas ruas do Equador só existe um inimigo: o narcotráfico", e que, "nos últimos anos, o Equador passou de país de tráfico de drogas a um país que também as consome".

O presidente do Equador afirmou que, durante o estado de emergência, policiais e militares patrulharão as ruas 24 horas por dia. "Daremos às forças de segurança o apoio necessário para o combate ao crime", disse, destacando que o Executivo irá criar uma unidade de defesa legal para proteger os agentes que forem processados "simplesmente por cumprirem o seu dever".

A medida é válida por 60 dias.

Também será formado um comitê reunindo diversos ministérios da área social e de direitos humanos para empreender ações visando a prevenir e frear a dependência química e reinserir os usuários de drogas na sociedade.

O governante de direita também decidiu mudar o ministro da Defesa, em meio à crise carcerária e a um "período de insegurança" no país, todos efeitos do narcotráfico.

O estado de insegurança "não apenas se reflete na quantidade de drogas consumidas em nosso país, mas também no número de crimes relacionados hoje à venda de narcóticos", assinalou Lasso, que receberá nesta terça-feira (19) o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, para conversar sobre segurança e narcotráfico.

Violência

Entre janeiro e agosto, foram registrados 1.427 assassinatos no país, 55 a mais do que em todo o ano de 2020, segundo o Ministério do Interior.

Há duas semanas, detentos que fazem parte de grupos criminosos ligados a cartéis do México e da Colômbia enfrentaram-se a tiros em uma penitenciária de Guayaquil, deixando 119 mortos, em um dos piores massacres penitenciários já registrados na América Latina.

As apreensões de drogas entre janeiro e outubro alcançaram um recorde de 147 toneladas, contra 128 toneladas em 2020, de acordo com dados oficiais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas