Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Pesquisadores encontram traços da monkeypox em pacientes sem sintomas

Cientistas ainda não sabem se pessoas sem sinais da doença podem transmití-la, mas pedem vacinação para o grupo de risco

No surto atual da varíola dos macacos, a principal forma de transmissão do vírus monkeypox tem sido pelo contato com as feridas de pessoas infectadas. Até o momento, a maioria dos pacientes desenvolve sintomas como cansaço, fadiga e febre, mas o sinal principal são as lesões semelhantes a pústulas com pus. Porém, pesquisadores descobriram que alguns indivíduos podem ter o vírus e continuar assintomáticos.

Como parte de um serviço de vigilância em pacientes que tomam medicamentos contra o HIV ou o PrEP (preventivo), os médicos do hospital Bichat-Claude Bernard, em Paris, na França, recolheram amostras do ânus de 200 pacientes homens usando um swab. O exame mostrou que 6,5% dos participantes (13 pessoas) testaram positivo para a varíola dos macacos.

Leia também

Desses, apenas dois desenvolveram sintomas da doença nos dias seguintes. Apesar de os homens estarem com o vírus, os pesquisadores não sabem dizer se eles eram capazes de transmiti-lo, ou se a quantidade do patógeno presente foi suficiente para contaminar o paciente.

Os responsáveis pelo levantamento escreveram, em artigo publicado na revista científica Annals of Internal Medicine, que, apesar de não se saber o risco de transmissão, os resultados confirmam a necessidade de vacinar o grupo considerado de risco para evitar que mais pessoas sejam infectadas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas