Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Pelo menos 70 mil pessoas deixaram NY desde o começo da pandemia

Cidade perdeu teatros e escritórios e interrompeu o turismo

A pandemia de Covid-19 e suas consequências provocaram um verdadeiro êxodo na maior metrópole dos Estados Unidos. Pelo menos 70 mil pessoas deixaram Nova York desde o começo da crise do novo coronavírus, apontam pesquisas - teatros fecharam, escritórios foram esvaziados e o turismo foi interrompido, destruindo negócios que empregavam um quinto da força de trabalho da cidade. E nesse contexto, muitas pessoas migraram para os subúrbios.

“A pandemia foi aquele empurrão. Por mais que eu quisesse me mudar, que eu me sentisse apertada e que eu quisesse um espaço de trabalho. Eu não tinha coragem de fazer isso, de tomar essa decisão”, explica a artista plástica Gabriela Gasparini.

Leia também

“Acho que ninguém daria o primeiro passo se não fosse a pandemia”, completa.

No verão de 2020, no auge da pandemia até então, houve uma primeira onda de migração das grandes cidades para os subúrbios. Agora, o frenesi recomeçou e tornou casas tesouros disputados em leilões de compradores.

“Uma loucura. Você quer a casa, tem um preço e quando você vai ver as pessoas estão oferecendo mais do que o preço da casa para poder comprar”, explica Gabriela.

Atualmente, esta é a maior demanda por casas desde 2006, mas naquela época o mercado estava mergulhando numa bolha e, quando ela estourou, levou o país a recessão. Agora, o mercado está mais cauteloso, as exigências são maiores e os negócios sólidos, garantem os analistas.O mesmo movimento que leva famílias para os subúrbios, abre espaço para quem sonha morar em uma das maiores metrópoles do mundo.

Em Nova York, o mercado como um todo ainda não voltou ao que era e os aluguéis continuam em baixa. Mas a vacinação avança, a cidade reabre gradualmente e as vendas de imóveis tiveram um começo de ano quente, como explica o corretor brasileiro Marcos Cohen.

“Nós tivemos o melhor janeiro e fevereiro de Real State nos últimos 5 anos em Manhattan. As cidades grandes se erguem por si só, e a gente está vendo isso”, diz o corretor.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas