Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Passa de 250 o número de mortos na Colômbia após terremotos, diz autoridade

Relatórios separados das cidades estimam que ao menos 254 pessoas morreram; equipes de resgate continuam esforços em busca de sobreviventes


				Passa de 250 o número de mortos na Colômbia após terremotos, diz autoridade
• REUTERS/Juan Pablo Arbelaez

O número de mortes após o terremoto de magnitude 7,4 que atingiu a Colômbia passou de 250, segundo estimativas das autoridades locais, enquanto equipes de resgate escavam montanhas de concreto despedaçado no oeste do país, correndo contra o tempo para encontrar sobreviventes.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

As famílias aguardavam ao lado dos escombros por sinais de vida.

Leia também

O terremoto de magnitude 7,4, o mais forte a atingir o país sul-americano em décadas, assolou a região cafeeira da Colômbia na manhã de segunda-feira (10), deixando prédios de apartamentos, casas, escolas e centros de saúde rachados, inclinados ou totalmente destruídos.

Quase 100 réplicas foram registradas até a manhã desta terça-feira (11).

Shorts Youtube
Play
Tentativa de furto de hidrômetro causa vazamento de água em Arapiraca

Tentativa de furto de hidrômetro causa vazamento de água em Arapiraca

Play
Polícia investiga morte de barbeiro na Barra de Santo Antônio

Polícia investiga morte de barbeiro na Barra de Santo Antônio

Play
Suspeito é morto em confronto com a polícia no Benedito Bentes

Suspeito é morto em confronto com a polícia no Benedito Bentes

Play
Políciais são presos após cederem viatura para vídeo do influenciador Carlinhos Maia

Políciais são presos após cederem viatura para vídeo do influenciador Carlinhos Maia

Play
URGENTE: Suspeita de vazamento mobiliza Corpo de Bombeiros em fábrica de Santa Luzia do Norte

URGENTE: Suspeita de vazamento mobiliza Corpo de Bombeiros em fábrica de Santa Luzia do Norte

Nas cidades mais atingidas, equipes de resgate trabalharam durante toda a noite com guindastes, escavadeiras e, às vezes, com as próprias mãos, cortando vergalhões retorcidos e passando baldes de escombros em buscas desesperadas por quem ainda estivesse preso.

O recém-empossado presidente Abelardo De La Espriella disse que decretou uma medida de auxílio econômico de três meses para a população da região cafeeira de Risaralda, falando de sua capital, Pereira.

“Partiu meu coração passar pelo centro da cidade e ver todos esses estabelecimentos destruídos”, disse ele, acrescentando que esperava que as medidas fossem “uma lufada de ar em meio a essa tragédia”.

Relatórios separados das cidades afetadas estimavam o número de mortos em 254 na manhã desta terça-feira, com 101 pessoas mortas em Pereira e 95 em Cali, a terceira maior cidade do país.

O OCHA (Escritório das Nações Unidas para Coordenação de Assuntos Humanitários) estimou que 5 mil moradias foram danificadas, enquanto dezenas de prédios desabaram e centenas de residências foram destruídas.

Em Cali, moradores se reuniram nas ruas depois que partes de casas e prédios de apartamentos desabaram. Famílias cozinhavam ao ar livre, resgatavam o que podiam e se preparavam para mais um dia longe de casa. Vários andares superiores de um dos hospitais da cidade — alguns dedicados ao atendimento pediátrico — desabaram, deixando alguns pacientes presos e outros 600 atendidos em uma rua repleta de escombros, disse Irne Torres Castro, diretora do hospital, à emissora Caracol.

Na manhã desta terça-feira, filas de caminhões basculantes cheios de escombros seguiam para o aterro sanitário de Cali, em meio a um tráfego intenso, depois que o prefeito suspendeu as restrições normais de trânsito após o desastre. Muitos semáforos continuavam apagados enquanto equipes de resgate removiam os escombros sob um calor de 30 graus Celsius.

O secretário de Saúde Pública de Cali, German Escobar, disse que o necrotério da cidade estava lotado e que as autoridades estavam retirando mais corpos das ruas.

O influenciador colombiano nas redes sociais José Gallego havia acabado de chegar ao aeroporto de Pereira e estava gravando um vídeo ao vivo quando o terremoto ocorreu, capturando imagens do tremor violento enquanto se agachava debaixo de uma mesa e pedaços do teto desabavam.

“Havia pessoas feridas, sangrando, gritando e tentando entrar em contato com suas famílias, mas não havia sinal”, disse ele.

“Atravessei a cidade a pé; levei duas horas e as cenas eram devastadoras”, acrescentou.

Bairros inteiros foram reduzidos a lajes de concreto quebradas e cômodos expostos. Moradores e voluntários formaram correntes humanas, enquanto outros ficavam em silêncio nas proximidades, prestando atenção a sons de batidas ou gritos vindos de baixo.

“Já retiraram várias pessoas, algumas vivas e outras mortas. Ainda não consigo acreditar — ontem, a esta mesma hora, eu os cumprimentei, e hoje eles se foram”, disse Fernanda Gaviria, 33, falando de um supermercado em frente a um prédio desabado.

Gaviria contou que passou a noite dormindo em um parque depois que seu próprio prédio ficou gravemente danificado.

O terremoto também destruiu infraestruturas essenciais. As autoridades da aviação civil fecharam seis aeroportos — Quibdó, Pereira, Manizales, Armênia, Cartago e Buenaventura — devido aos danos, enquanto dezenas de estradas foram afetadas.

O fornecimento de eletricidade, água, serviços de saúde e telefonia continuava interrompido em várias áreas, especialmente em Chocó, próximo ao epicentro, o que complicava os esforços de resgate e a distribuição de ajuda humanitária.

Os EUA informaram ter destinado US$15,5 milhões para abrigos de emergência, alimentação, proteção e avaliações de danos, enquanto o Banco Interamericano de Desenvolvimento afirmou ter disponibilizado imediatamente US$50 milhões para apoio à reconstrução, caso seja solicitado.

A coordenadora residente da ONU na Colômbia, Maria José Torres, disse que a organização está trabalhando para aumentar sua presença na região cafeeira e que suas instituições não foram afetadas pela recente mudança de governo no país.

Com as comunicações ainda irregulares em algumas das áreas mais atingidas, as autoridades afirmaram que pode levar dias para se determinar a extensão total dos danos e o número final de mortos.

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas