Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

"Parece que estamos revendo mesmo filme", diz médico italiano

Diretor de hospital de Verona fala sobre alta nos atendimentos de Covid-19

O diretor da Unidade de Pneumologia da Azienda Ospedaliera Universitaria Integrata de Verona, a segunda maior entidade hospitalar da Itália em número de leitos, Claudio Micheletto, fez um apelo para os italianos levarem a sério a gravidade da segunda onda de contágios do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e disse que está vivendo "um filme" já visto.

"Estamos fazendo um 'chamamento às armas'. Precisamos convocar novamente os médicos e enfermeiros porque aqui está pior do que março", disse por telefone à ANSA neste domingo (18). A entidade, que gere dois hospitais - o Borgo Trento e o Borgo Roma -, na região do Vêneto, reabriu neste sábado (17) uma ala específica apenas para tratamento de pacientes com Covid-19.

Leia também

"Estou entrando [no hospital] agora, onde precisamos alargar a capacidade de leitos. Quando falo de março, não digo certos números, mas tínhamos 180 pacientes e 60 unidades de terapia intensiva em toda a Azienda Ospedaliera. Agora, em Borgo Trento temos 22 internados por doenças infecciosas, cheio, e seis na UTI, cheia. Aqui na Pneumologia de Borgo Trento, são 20 leitos ocupados, e precisamos aumentar. Mas, o problema não são os leitos, falta pessoal", disse ainda à ANSA.

Na noite de ontem, Micheletto usou seu Facebook pessoal para desabafar sobre a situação, ressaltando que estava terminando "uma noite alucinante, com contínuas internações".

"Parece que estamos revendo o mesmo filme. Temo que essa noite seja de forte ressurgimento desenfreado: prontos-socorros superlotados, muitas pessoas com sintomas. Não me lembro de quem tinha dito que o vírus estava clinicamente morto. Depois de 24 horas consecutivas de trabalho, talvez tenha perdido a memória', escreveu ironizando a frase de um famoso médico italiano - que cuida da saúde, inclusive, do ex-premiê Silvio Berlusconi, Alberto Zangrillo.

Em junho, ele deu uma entrevista falando que o novo coronavírus "não existe mais clinicamente na Itália" porque os exames mostravam uma carga "menor" naquela época.

A Itália vive uma segunda onda de contágios do novo coronavírus, batendo recordes de novas contaminações desde fevereiro. Apesar da quantidade de pessoas infectadas ter subido exponencialmente, o número de vítimas é menor do que a registrado entre março e maio.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas