Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Papa Francisco tem noite tranquila após cirurgia, diz Vaticano

Francisco, de 86 anos, passou por uma operação de três horas para reparar uma hérnia. Segundo os médicos, o procedimento foi bem-sucedido

O papa Francisco estava bem na manhã desta quinta-feira (8), depois de passar sua primeira noite no hospital após uma cirurgia abdominal, informou o Vaticano.

"A noite correu bem", disse o Vaticano em um breve comunicado, que acrescentou que o pontíficie teve uma noite tranquila.

Leia também

Francisco, de 86 anos, passou por uma operação de três horas em um hospital de Roma na quarta-feira (7), para reparar uma hérnia. Segundo os médicos, o procedimento foi bem-sucedido,.

O médico Sergio Alfieri, cirurgião-chefe que operou o papa no hospital Gemelli, em Roma, disse que Francisco reagiu bem à anestesia geral e que espera que o pontífice fique no hospital por cerca de 5 a 7 dias.

Francisco tem duas viagens planejadas para este verão: a Portugal, de 2 a 6 de agosto, para participar da Jornada Mundial da Juventude e visitar ao Santuário de Fátima, e à Mongólia, de 31 de agosto a 3 de setembro.

Alfieri disse que não vê nenhuma razão médica para que o papa tenha que mudar sua programação se a recuperação for bem, como o cirurgião espera.

O Vaticano disse que todas as audiências do papa foram canceladas até 18 de junho como medida de precaução.

Os médicos disseram que a operação foi necessária para reparar uma laparocele, uma hérnia que às vezes se forma sobre cicatrizes geralmente resultantes de cirurgias anteriores. É mais comum em pessoas idosas e também pode ser causada por excesso de peso ou fraqueza dos músculos da parede abdominal.

Alfieri disse que a condição do papa estava causando oclusões intestinais dolorosas que estavam se tornando mais frequentes.

Francisco foi submetido a uma laparotomia, ou cirurgia abdominal aberta, e uma prótese de malha foi usada para reconstruir a parede abdominal.

Em julho de 2021, ele removeu parte de seu cólon em uma operação destinada a tratar uma doença intestinal dolorosa chamada diverticulite. Ele disse no início deste ano que a condição havia retornado e estava afetando seu peso.

É a terceira internação de Francisco desde que os cardeais escolheram o argentino em 2013 como o primeiro papa latino-americano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas