Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Papa está “melhorando progressivamente” e retomou os trabalhos sentado

Francisco passou por uma operação na quarta-feira para reparar uma hérnia; esta é a terceira internação desde o início de seu pontificado

O Vaticano informou, nesta sexta-feira (9), que o papa Francisco está “melhorando progressivamente” da cirurgia que foi submetido na última quarta-feira (7).

Segundo o comunicado citado pela Reuters, o pontífice já se “levantou da cama e sentou-se em uma cadeira”, onde voltou a trabalhar nos assuntos da Igreja.

Leia também

Francisco passou por uma operação de três horas na quarta para reparar uma hérnia, que os médicos disseram ter sido bem-sucedida o suficiente para que ele não tenha limitações em suas viagens e outras atividades após a recuperação.

É a terceira internação de Francisco desde que os cardeais escolheram o argentino em 2013 como o primeiro papa latino-americano, no mais recente de uma série de problemas de saúde para ele.

Em julho de 2021, ele removeu parte do cólon em uma operação destinada a tratar uma doença intestinal dolorosa chamada diverticulite. Ele disse neste ano que a condição havia retornado e estava afetando seu peso.

O médico Sergio Alfieri, cirurgião-chefe que operou o papa no hospital Gemelli, em Roma, disse na quarta-feira que Francisco reagiu bem à anestesia geral e que espera que o pontífice fique no hospital por cerca de cinco a sete dias.

Francisco tem duas viagens planejadas — a Portugal, de 2 a 6 de agosto, para participar da Jornada Mundial da Juventude e visitar o Santuário de Fátima; e à Mongólia, de 31 de agosto a 4 de setembro.

*publicado por Pedro Zanatta, com informações da CNN Portugal e Reuters. 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas