Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

ONU: crianças e adolescentes com HIV não recebem tratamento apropriado

Documento da ONU revela que 60% das crianças e adolescentes não faz o tratamento adequado contra o vírus HIV, causador da Aids

Um relatório da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada à aids, o Unaids, revelou que seis a cada dez jovens de 5 a 14 anos com HIV não são tratados corretamente. O documento foi publicado nesta terça-feira (29/11) e destaca as desigualdades econômicas, de gênero, racismo e estigmas em relação ao assunto como os principais dificultadores do combate ao vírus.

A publicação aponta que, em 2021, cerca de 800 mil meninos e meninas com HIV nunca haviam feito tratamento para controlar o vírus. Além disso, entre 2010 e 2020 houve uma queda de 10,6% na proporção de óbitos de pessoas brancas com HIV — porém, entre indivíduos negros, a taxa cresceu 10,4%. Já as crianças, que representam 4% de todos os soropositivos, foram 15% das mortes relacionadas à doença em 2021.

Leia também

O relatório mostra que, caso as tendências atuais em relação ao vírus sejam mantidas, o mundo não conseguirá atingir a meta de acabar com a aids até 2030. Para a ONU, a situação é preocupante — em julho deste ano, o Unaids já havia destacado que há um aumento de novas infecções por HIV e mortes em decorrência da aids em diversos países e regiões do mundo.

No Brasil, grande parte das crianças e adolescentes soropositivas foram infectadas antes de nascerem, quando a mãe passa o vírus para o bebê. Apesar de ser controlável no pré-natal, nem sempre a mulher portadora de HIV tem informação e acesso ao tratamento, o que resulta em consequências para os filhos, que podem desenvolver a doença.

Para a diretora e representante do Unaids no Brasil, Claudia Velasquez, nosso país é um exemplo na resposta ao HIV, oferecendo acesso às ferramentas de prevenção, diagnóstico e tratamento pelo SUS.

“Mas as desigualdades seguem impactando negativamente e gerando barreiras que impedem o acesso de pessoas em vulnerabilidade. E as desigualdades se cruzam. Por exemplo, uma pessoa trans, negra, vivendo com HIV e em situação de rua terá uma dificuldade extrema de acessar e seguir com o tratamento”, afirma, em publicação feita pelo Unaids no Brasil.

De acordo com Claudia, reconhecer a interseção de desigualdades é um elemento chave para uma abordagem integral da resposta ao HIV e combater o problema de saúde.

No Brasil, dados públicos indicam que novas infecções pelo HIV têm crescido entre a população jovem, na idade de 15 a 24 anos. Segundo a Unaids, é preciso realizar mais ações de educação e comunicação sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), bem como sobre a prevenção, o diagnóstico e tratamento do HIV e aids.

Aids

Não existe cura comprovada para a infecção do HIV, mas a ação do vírus no organismo pode ser controlada a ponto de o indivíduo soropositivo nem mesmo passar o microrganismo a outras pessoas.

Cabe lembrar que ter HIV não significa ter aids. Uma pessoa contaminada pelo vírus pode viver anos sem desenvolver a doença, mas pode transmitir o agente infeccioso para outras pessoas durante relações sexuais desprotegidas, por exemplo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas