Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

OMS elabora acordo global para evitar disputas por vacina em pandemias

Projeto está sendo escrito pelos estados-membros da OMS para garantir que países mais pobres também recebam os imunizantes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está elaborando um novo acordo global sobre pandemias com o objetivo de evitar a disputa por vacinas, como aconteceu durante o surto de Covid-19. O esboço do acordo prevê que os governos reservem 20% de quaisquer testes, vacinas ou tratamentos desenvolvidos para lidar com pandemias — o estoque deverá ser cedido para que a OMS possa distribuí-lo aos países mais pobres.

O plano prevê também a renúncia aos direitos de propriedade intelectual durante as pandemias, contrariando a indústria farmacêutica. De acordo com os defensores, a medida aumentaria o acesso a medicamentos e vacinas que salvam vidas mais rapidamente.

Leia também

O rascunho do acordo começa reconhecendo o fracasso catastrófico da comunidade internacional em mostrar solidariedade e equidade na resposta à pandemia do coronavírus.

O projeto mantém disposições anteriores, que poderiam fazer com que as empresas farmacêuticas divulgassem detalhes de quaisquer contratos públicos para vacinas e tratamentos durante emergências de saúde.

Conhecido como tratado pandêmico, o esboço está sendo elaborado pelos estados-membros da OMS e, antes de ser finalizado, passará por um longo processo de negociação, previsto para começar no dia 27 de fevereiro e se estender até o próximo ano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas