Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Número de mortos por terremoto em Taiwan chega a 116

Resgate chegou ao fim neste sábado, uma semana depois do forte tremor. 114 dos mortos estavam em um prédio que desabou em Tainan

O colapso de um prédio de 17 andares após forte terremoto no sul de Taiwan deixou 114 mortos, segundo a agência Reuters. O resgate chegou ao fim neste sábado (13), uma semana depois do forte tremor.

"A busca e salvamento chegaram ao fim", disse o prefeito de Tainan, William Lai, em declarações realizadas ao vivo pela televisão local, identificando a última vítima resgatada dos escombros do edifício como Hsieh Chen-yu. As buscas por desparecidos foram encerradas.

Leia também

O terremoto de magnitude 6,4 atingiu na madrugada de 6 de fevereiro, no início do feriado de Ano Novo Lunar, com quase todos os mortos encontrados no edifício colapsado Wei-Guan Jinlong (Dragão Dourado), de 17 andares, em Tainan. Duas outras pessoas morreram em outras partes da cidade.

O edifício tinha 256 moradores registrados, mas quando mais do que esse número de pessoas foi retirado nos primeiros dias após o terremoto, ficou claro que mais pessoas estavam no prédio no momento do desabamento.

De um total de 289 pessoas encontradas, 175 estavam vivas, com 96 delas levado para o hospital, disse Lai.

Não houve resgate de sobreviventes desde segunda-feira à noite, quando mais de 100 pessoas ainda estavam desaparecidas.

O Wei-Guan foi a único grande arranha-céu na cidade de 2 milhões de pessoas que foi completamente destruído. Seus andares inferiores, com lojas, desabaram em cima uns dos outros antes de todo o complexo em forma de U cair sobre si mesmo.

Foram presos na quarta-feira três executivos da empreiteira responsável pela construção do Dragão Dourado, acusados de homicídio por negligência profissional, e tiveram seus bens e ativos congelados. Ninguém ainda foi formalmente acusado.

A investigação sobre possíveis falhas de construção no edifício acidentado seguem em curso.

No domingo passado, foram achadas latas vazias e espuma de poliestireno nos pilares do edifício, o que levantou as suspeitas de possíveis falhas em sua construção.

Posteriormente, os investigadores da promotoria também descobriram que foram eliminados, possivelmente depois da construção, alguns pilares nos primeiros andares do edifício para ampliar o espaço livre.

O terremoto teve seu epicentro no vilarejo de Meinung, no sul de Taiwan e a 16,7 quilômetros de profundidade, e sacudiu o sul da ilha durante a madrugada do último dia 6, segundo dados do Serviço Meteorológico Central do arquipélago.

O prefeito de Tainan, William Lai, agradeceu na sexta-feira em sua página do Facebook as condolências enviadas à cidade pelo papa Francisco por causa do terremoto que derrubou pelo menos dez edifícios na cidade, quando o país se preparava para celebrar o Ano Novo Lunar.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas