Subiu para 22 o número de mortos após a erupção do vulcão Monte Merapi, na província indonésia da Sumatra Ocidental. A Agência de Busca e Resgate de Padang encontrou mais nove corpos na manhã desta terça-feira (5/12). A erupção, ocorrida no domingo (3/12), gerou uma coluna de fumaça com, aproximadamente, 3km de altura e havia deixado pelo menos 13 mortos.
Desde 2011, o Marapi estava na classificação grau três de alerta (apenas um abaixo do máximo), segundo Hendra Gunawan, chefe do Centro de Vulcanologia e Geologia da Indonésia. Esse nível indica atividade muito acima do normal. Nesse ponto é proibido que alpinistas se aproximem e pessoas permaneçam num raio de 3km.
Leia também
Localizada no Anel de Fogo do Pacífico, a Indonésia sofre com desastres vulcânicos e sísmicos. Isso ocorre porque o país está numa área onde as placas continentais (blocos que formam a superfície terrestre) se encontram. Quando elas se movimentam, pode gerar esse tipo de fenômeno.