
O conclave para a eleição do novo papa entra nesta quinta-feira (8) no segundo — e possivelmente decisivo — dia. Nos últimos dois conclaves, em 2013 e 2005, os pontífices foram escolhidos nesta etapa.
Na primeira votação da manhã, saiu fumaça preta, indicando que ainda não há consenso. Duas novas votações acontecerão à tarde.
Leia também
O processo de escolha do novo papa começou na quarta. Na primeira rodada de votação, deu fumaça preta — o que significa que os 133 cardeais não chegaram a um consenso sobre quem será o próximo líder da Igreja Católica. Para isso, são necessários 89 votos, ou dois terços dos cardeais. Sete deles são brasileiros. (veja mais detalhes no infográfico abaixo).
Os próprios cardeais estimam que a escolha levará entre dois e três dias, o que está na média dos últimos dez conclaves. O que pode esticar o processo é que 80% dos cardeais jamais participaram de um conclave.
A fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina indica o resultado ao público. Se a fumaça for branca, um novo papa foi eleito. Se for preta, uma nova votação será feita.
Nos últimos dois conclaves, os papas Bento XVI e Francisco foram escolhidos na última votação do dia — Bento às 12h50 e Francisco às 14h06.
Quando um papa é eleito, ele é perguntado se aceita o cargo e qual nome deseja adotar. Depois, se recolhe por alguns minutos na chamada Sala das Lágrimas, onde veste os trajes papais.
Em seguida, é anunciado e faz sua primeira aparição pública na sacada da Basílica de São Pedro.
A palavra conclave vem do latim cum clavis e significa "fechado a chave".
Veja os horários e as regras do conclave
Perto de 12h30 (no horário de Brasília): terceira rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá;
Perto de 14h (no horário de Brasília): quarta e última rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da Capela Sistina. Se não houver definição, sairá fumaça preta.