Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Nasa e SpaceX lançam foguete rumo à Estação Espacial

Missão espacial Crew-5 tinha sido adiada no fim de setembro devido à aproximação do furacão Ian, nos Estados Unidos

A Nasa, em parceria com a empresa de sistemas aeroespaciais SpaceX, lançou, nesta quarta-feira (5/10), o foguete Falcon pela missão espacial Crew-5, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento aconteceu no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Estados Unidos.

A viagem espacial conta com a comandante da agência norte-americana Nicole Mann e Josh Cassada como piloto. Além disso, o foguete conta com outros tripulantes, como o astronauta Koichi Wakata, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa), e a cosmonauta da agência russa Roscosmos Anna Kikina.

Leia também

“Missões como a Crew-5 são a prova de que estamos vivendo uma era de ouro da exploração espacial comercial. É uma nova era impulsionada pelo espírito de parceria, alimentada pela engenhosidade científica e inspirada pela busca por novas descobertas”, afirmou o administrador da Nasa Bill Nelson.

Durante a viagem à Estação Espacial Internacional, os tripulantes do foguete Falcon irão realizar mais de 200 experimentos científicos e demonstrações de tecnologia. Os astronautas passaram vários meses a bordo da estação realizando novas pesquisas científicas em áreas como saúde cardiovascular, bioimpressão e comportamento de fluidos em microgravidade para se preparar para a exploração humana além da órbita baixa da Terra.

Durante o voo do Dragon, a SpaceX irá monitorar uma série de manobras automáticas da nave espacial de seu centro de controle de missão em Hawthorne, Califórnia, e as equipes da Nasa irão acompanhar as operações da estação espacial durante todo o voo do Centro de Controle de Missão no Centro Espacial Johnson da agência em Houston.

A missão espacial Crew-5 será o sexto voo de astronauta lançado em parceria entre a empresa do bilionário Elon Musk com a agência espacial norte-americana para a estação espacial.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas