Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Na Holanda, protesto contra medidas de restrição e lockdown deixa pessoas feridas

País voltou a implementar um confinamento parcial após uma nova alta de casos de Covid-19

Um protesto contra as novas medidas anticovid-19 deixou várias pessoas feridas por disparos policiais nesta sexta-feira (19) em Roterdã, na Holanda. Manifestantes contrários às medidas do governo queimaram um veículo da polícia e lançaram pedras contra as forças de segurança.

Sete pessoas ficaram feridas, incluindo policiais e dezenas foram presas. Os protestos foram uma resposta às restrições contra o coronavírus e aos planos do governo de restringir o acesso de pessoas não vacinadas a alguns lugares públicos.

Leia também

Protesto contra medidas de restrição e lockdown em Rotterdam, na Holanda, deixou feridos e presos
Protesto contra medidas de restrição e lockdown em Rotterdam, na Holanda, deixou feridos e presos | Foto: Media TV Rotterdam via AP

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou há uma semana a reintrodução de um lockdown parcial junto com uma série de restrições sanitárias, especialmente no setor de restaurantes, para impedir a propagação de covid-19. Os bares e restaurantes devem fechar às 20h, pelo menos até 4 de dezembro.

O prefeito de Roterdã, Ahmed Aboutaleb, classificou os protestos de "orgia de violência". "A polícia considerou necessário sacar as armas para se defender", afirmou aos jornalistas.

Pedras e fogos de artifício

De acordo com um comunicado da polícia local, a manifestação começou na rua Coolsingel e "terminou em distúrbios. Fogos foram avistados em vários lugares. Fogos de artifício foram lançados e a polícia disparou vários tiros de alerta".

Segundo a imprensa holandesa, centenas de manifestantes, que gritavam "liberdade", lançaram pedras contra a polícia e incendiaram diversas motocicletas elétricas.

A polícia holandesa usou um canhão de água para dispersar os manifestantes em Haia no dia em que as medidas foram anunciadas.

As autoridades locais emitiram uma ordem de emergência proibindo o acesso à área do protesto para evitar mais violência. A principal estação ferroviária de Roterdã também foi fechada.

Volta das restrições

A Holanda voltou a implementar restrições após uma nova alta de casos de Covid-19, com mais de 21 mil novas infecções registradas nesta sexta-feira.

Como parte das disposições, foi pedido que a população trabalhasse de casa, a menos que fosse absolutamente necessário sair.

Os eventos públicos foram suspensos e o torneio de futebol é disputado a portas fechadas.

No entanto, as escolas continuam abertas e não há impedimento para as pessoas saírem de casa.

O governo holandês disse que vai rever a situação em 3 de dezembro e está estudando excluir as pessoas não vacinadas de bares e restaurantes, embora o plano enfrente forte oposição no parlamento.

Protesto também na Austrália

Milhares de pessoas também se manifestaram neste sábado (20) em cidades da Austrália contra a vacinação obrigatória, a qual é exigida apenas em alguns estados e territórios para determinados grupos profissionais.

Em Melbourne, milhares de pessoas pediram a prisão do primeiro-ministro do estado, Daniel Andrews, opondo-se a um projeto de lei que dá ao governo de Victoria mais poderes para lutar contra a pandemia.

Cerca de 85% dos australianos com mais de 16 anos estão totalmente vacinados. Com mais de 25 milhões de habitantes, a Austrália registrou mais de 195.000 casos e 1.933 mortes relacionadas com o coronavírus.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas