Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Morre cientista paquistanês que tornou o país uma potência nuclear

Abdul Qadeer Khan tinha 85 anos e havia sido internado várias vezes desde agosto por complicações da Covid

Cientista de 85 anos contraiu a Covid-19 em agosto e foi hospitalizado diversas vezes desde então. Ele é considerado herói nacional por ter tornado o país a primeira potência nuclear islâmica.

O cientista nuclear paquistanês Abdul Qadeer Khan morreu neste domingo (10), aos 85 anos, por complicações da Covid. Ele foi diagnosticado com a doença em agosto e chegou a ser hospitalizado várias vezes. Khan é considerado herói nacional por ter tornado o país a primeira potência nuclear islâmica.

Leia também

O reconhecimento a Khan ocorreul em maio de 1998, quando a República Islâmica do Paquistão entrou oficialmente na lista das potências militares atômicas – mas ele também foi acusado de ter espalhado ilegalmente tecnologia para Irã, Coreia do Norte e Líbia.

O corpo do cientista será enterrado na grande mesquita Faisal de Islamabad, atendendo a um antigo pedido de Khan e contará com a presença de altos funcionários "com todas as honras", informou o ministro do Interior, Sheikh Rashid Ahmad.

Prisão domiciliar

Graças ao cientista nuclear, o Paquistão foi capaz de competir com a Índia no campo nuclear, dispondo de um meio de defesa difícil de competir. O herói, no entanto, foi colocado em prisão domiciliar em 2004 sob a acusação de distribuir a tecnologia ilegalmente durante a década de 1990.

No mesmo ano ele reconheceu a atitude – mas recebeu o perdão do então presidente, o general Pervez Musharraf. Apenas em 2009, no entanto, com uma decisão da Justiça, que o cientista pode, enfim, deixar a prisão domiciliar.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas