Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Mais de mil pessoas compareceram em marcha LGBTI na Índia

Entre os motivos para o desfile está a exigência de se poderem identificar em qualquer gênero

Mais de mil membros da comunidade LGBTI desfilaram hoje por Nova Deli para comemorar a diversidade sexual na Índia, que dizem estar a evoluir, mas ter ainda um longo caminho a percorrer.Os manifestantes da comunidade LGBTI empunharam bandeiras com as cores do arco-íris (símbolo do movimento), balões e cartazes, dançando ao ritmo de tambores e gritando palavras de ordem.

Entre os motivos para o desfile está a exigência de se poderem identificar em qualquer gênero, recusando terem de se registar como transgénero e fornecerem prova de cirurgia às autoridades, como está estabelecido num projeto de lei que vai ser discutido e votado, em breve, no Parlamento da Índia.

Leia também

Num comunicado divulgado esta semana, dirigentes de movimentos de apoio à comunidade LGBTI escreveram que o projeto de lei contradiz uma decisão judicial do ano passado, que anulou uma lei da era colonial, segundo a qual o sexo entre pessoas do mesmo gênero era punível com pena de prisão até 10 anos.

No comunicado afirmam ainda que a proposta legislativa "discrimina diretamente a comunidade e retira-lhe dignidade".

Zara, de 21 anos, uma das participantes na manifestação, que não usa apelido, disse que "continua a não haver aceitação social" para os membros da sua comunidade e que não basta alterar a lei, mas que é necessário, sobretudo, alterar mentalidades.

Ali Ahmed Faraz, um jovem que compareceu ao lado do namorado, disse que os membros da comunidade LGBTI podem manifestar-se livremente nesta marcha anual, para dizerem que existem e que estão presentes.

"Fazemos parte da sociedade. E, aqui, vocês podem ver-nos", concluiu Faraz.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas