Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Mais de 100 mil menores dependem de integrantes do Estado Islâmico

Estudo com base em dados dos Estados Unidos mostra que centenas de milhares de crianças e adolescentes estão ligados a integrantes do grupo terrorista

Um relatório publicado nesta quarta-feira (30) mostra os registros do grupo terrorista Estado Islâmico no Iraque, confiscados por soldados norte-americanos. Nele há o registro de que mais de 100 mil crianças e adolescentes são dependentes de integrantes da facção.

O relatório, intitulado "Minor Misery", foi preparado por pesquisadores do Centro de Combate ao Terrorismo (CTC) da escola militar americana de West Point - único órgão autorizado a publicar dados não confidenciais, depois de ser estudado pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos.

Leia também

Segundo documentos, há "101.850 menores vinculados a pelo menos um adulto que recebe recursos do Estado Islâmico" (50,2% são meninas e 49,78% meninos).

Do total dessa lista, 16.121 menores (16%) nasceram após junho de 2014, data em que a criação do califado foi anunciada. Esses casos levantam uma questão de nacionalidade, uma vez que suas certidões de nascimento não são reconhecidas.

Os pesquisadores do CTC foram capazes de determinar a nacionalidade de origem de 76.273 menores. A grande maioria (70.213) é iraquiana.

No total, representam 57 países. Mais de 1.200 são da Jordânia, 654 da Síria, 380 da Turquia e 375 da Arábia Saudita. Entre os países europeus, os mais numerosos são os franceses (52) e os alemães (17).

Desafios

Os pesquisadores do CTC lembram que esses números são necessariamente parciais e que o total de filhos de jihadistas nascidos ou que viveram sob a influência do Estado Islâmico, no Iraque e na Síria, é necessariamente maior.

"É contraproducente considerar todos os menores que viveram sob a influência do Estado Islâmico como bombas-relógio ou agentes adormecidos", afirmam os pesquisadores do CTC.

"Embora alguns deles possam cometer atos de terrorismo ou participar de conflitos, os desafios mais prováveis a curto, médio e longo prazo são falta de moradia, trauma, ansiedade, depressão, desemprego, violência doméstica ou crime", acrescentam.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas