A candidata democrata à presidência dos EUA, Kamala Harris, ultrapassou o republicano Donald Trump em uma nova pesquisa em Iowa, com o apoio das mulheres sendo o principal fator para a mudança em um estado que Trump venceu facilmente em 2016 e 2020, segundo uma pesquisa Des Moines Register/Mediacom Iowa divulgada no sábado (2).
A pesquisa, realizada com 808 prováveis eleitores entre 28 e 31 de outubro, mostra Harris à frente de Trump por 47% a 44% em Iowa, que tem mostrado uma tendência fortemente republicana nos últimos anos. O resultado está dentro da margem de erro de 3,4 pontos percentuais, mas representa uma virada em relação a uma pesquisa de setembro em Iowa, que mostrava Trump com uma vantagem de 4 pontos, informou o jornal local "The Des Moines Register".
Leia também
"A pesquisa mostra que as mulheres, especialmente as mais velhas ou politicamente independentes, estão impulsionando a mudança a favor de Kamala Harris," afirmou o jornal.
Trump venceu Iowa nas duas campanhas presidenciais anteriores com mais de 9 pontos percentuais em 2016 e 8 pontos em 2020.
No entanto, outra pesquisa de intenção de voto, da Emerson College Polling/RealClearDefense, mostra um cenário diferente, com Trump liderando Harris por 10 pontos.
A pesquisa do Emerson College, publicada no sábado (2), também foi realizada com um número semelhante de prováveis eleitores entre 1 e 2 de novembro e também tem uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais.
Em memorando divulgado pela campanha de Trump, o principal pesquisador e consultor de dados do republicano chamou a pesquisa do Des Moines Register de "um claro ponto fora da curva" e afirmou que uma pesquisa do Emerson College reflete melhor a opinião do eleitorado de Iowa.
A pesquisa do Emerson College indicou uma forte vantagem de Trump sobre Harris entre homens e independentes, enquanto Harris teve um bom desempenho entre eleitores com menos de 30 anos.
A nível nacional, Harris e Trump estão em uma disputa acirrada pela Casa Branca, com a votação antecipada já em andamento. O Dia da Eleição será na próxima terça-feira (5).
Quem vencer Iowa conquistará seis votos no Colégio Eleitoral. Um total de 270 é necessário para ganhar a Casa Branca. Ambos os partidos têm concentrado seus esforços nos últimos dias de campanha nos estados "batalha" como Carolina do Norte, Pensilvânia, Michigan e Wisconsin.