Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Justiça russa confirma nove anos de prisão para Navalny, que chama Putin de 'louco' ao vivo

Tribunal negou recurso do principal líder da oposição a Putin, que foi envenenado em 2020 e concorreria à eleições contra o atual presidente russo em 2024. Ele já cumpre pena de dois anos por outro processo em Moscou

A Justiça russa confirmou nesta terça-feira (24) a condenação a nove anos de prisão em regime fechado do principal opositor do Kremlin, Alexei Navalny, julgado por acusações de "fraude" e "desacato".

A confirmação foi feita durante julgamento do recurso apresentado pela defesa de Navalny, que lidera o principal movimentos de oposição a Putin e foi envenenado em 2020.

Leia também

O recurso foi negado, o que inviabiliza a candidatura do líder opositor para as próximas eleições na Rússia, programadas para 2024. Ele havia anunciado intenção de concorrer contra Vladimir Putin.

Em resposta, Navalny, que acompanhava o caso por chamada de vídeo, chamou Putin de um comandante "louco" de um governo "de ladrões e criminosos" e autor de "uma guerra esútpida", em uma rara manifestação pública de protesto no país. A Rússia considera crime criticar o que chama de operação militar especial na Ucrânia, e a imprensa do país é proibida de noticiar sobre a guerra.

"Um homem louco colocou seus palhaços na Ucrânia e eu não sei o que ele pretende com isso, esse ladrão maluco. Essa guerra é estúpida e construída sobre mentiras", declarou Navalny, ao vivo, enquanto um juiz da sessão tentava interromper o opositor.

Navalny já está preso em um campo prisional perto de Moscou por outro processo pelo qual foi acusado por violações de condicional, após ter ido à Alemanha para se curar de um envenenamento em 2020. Na ocasião, ele foi transferido de um hospital na Rússia para outro em Berlim, onde passou vários meses em tratamento.

O opositor lidera um movimento fortemente reprimido nos últimos anos pelo governo russo, que ordenou sua proibição e persegue seus líderes até hoje.

Na sentença cujo recurso foi negado nesta terça-feira, a Justiça decidiu que Navalny é culpado por ter desviado cerca de R$ 23 milhões em doações para as organizações que lidera. Uma delas é a fundação do opositor, que, entre outra atividades, realizava protestos frequentes contra o Kremlin.

Navalny responsabiliza o presidente russo Vladimir Putin pelo envenenamento. O caso até hoje não foi formalmente investigado na Rússia. Autoridades do país afirmam que não há provas e que a Alemanha não compartilhou as análises médicas.

Processo na prisão

O opositor político, de 45 anos, nega as acusações e afirma que o governo russo de politiza e manipula os processos judiciais.

Ontem, a revista norte-americana "Time" publicou um texto de Navalny sobre Putin, dentro da lista anunal das cem pessoas mais influentes do mundo da publicação, na qual o presidente russo aparece.

Navalny está preso na colônia penal de Pokrov, a 100 km ao leste de Moscou. O processo iniciado em fevereiro foi realizado na própria penitenciária, o que foi criticado pelos simpatizantes de Navalny como uma forma de limitar a divulgação do julgamento.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas