Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Japão volta a ser atingido por tremor nesta sexta-feira

Desde quinta, mais de 130 réplicas atingiram a região. Tremor atingiu 7.0, segundo serviço geológico dos EUA

Um terremoto de magnitude 7.0 atingiu o sul do Japão nesta sexta-feira (15) no horário de Brasília, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês). Um alerta de tsunami foi lançado para os mares de Ariake e Yatsushiro, mas logo as autoridades reduziram a expectativa de estragos, segundo a Reuters.

Desde quinta-feira (14), mais de 130 réplicas atingiram a região, inclusive alguns de elevada intensidade,segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

Leia também

Inicialmente, a magnitude do tremor foi estimada em 7.1, revisada em seguida para 7.0. Ainda não se sabe se o abalo desta sexta provocou estragos nessa região que já tinha sofrido fortes abalos na quinta-feira.

Após os tremores de quinta, prédios e casas desabaram. Pelo menos nove pessoas morreram e 1.126 ficaram feridas, sendo 50 em estado grave, segundo dados divulgados nesta sexta pelas autoridades japonesas. Equipes de resgate ainda buscava sobreviventes sob os destroços quando o novo tremor atingiu o país.

Um bebê de oito meses foi resgatado dos escombros. A mãe e a avó também estavam na casa que desabou e precisaram ser socorridas.  Veja o vídeo.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, se deslocará no sábado à zona do terremoto, onde visitará alguns dos afetados, enquanto o Ministério da Defesa enviou cerca de 1,7 mil soldados das forças de Autodefesa para ajudar os municípios afetados.

Abe afirmou nesta sexta-feira que o governo e os serviços de resgate "estão fazendo todo o possível e trabalhando contra o relógio para salvar vidas", em declarações feitas após uma reunião de emergência do Executivo e recolhidas pela rede "NHK".

O terremoto também deixou cerca de 15 mil casas sem eletricidade e causou a suspensão do serviço ferroviário de alta velocidade (Shinkansen) em Kyushu, assim como de outras linhas locais.

Círculo de fogo do Pacífico

O Japão está localizado sobre o chamado "Círculo de Fogo do Pacífico", uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência. De acordo com a France Presse, o país chega cada ano registrar mais de 20% dos terremotos mais fortes do planeta. A infraestrutura do país foi desenvolvida especialmente para suportar os tremores.

Em 2011, um terremoto de magnitude 8,9 atingiu a costa nordeste do Japão, gerando um tsunami de até dez metros de altura que varreu a costa do país.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas