
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou nota neste sábado (26) expressando “preocupação” com os ataques aéreos realizados por Israel contra alvos militares no Irã, em retaliação a ataques com mísseis iranianos no início do mês. A nota reforça a posição do Brasil em favor de um cessar-fogo geral no Oriente Médio e de um empenho diplomático para a estabilização da região.
O Exército de Israel afirmou na noite de sexta-feira (25) que conduziu "ataques direcionados contra alvos militares" no Irã. Desde ataques iranianos com mísseis contra Israel no início do mês, era esperada alguma retaliação por parte de Tel Aviv. O Irã prometeu um novo contra-ataque.
Leia também
As forças israelenses afirmaram que, "como qualquer outro país soberano do mundo", o país teria "o direito e o dever de responder" a ataques que "o regime do Irã e seus representantes na região" têm realizado contra Israel desde 7 de outubro de 2023. Nessa data, o grupo palestino Hamas realizou vários ataques a Israel, matando aproximadamente 1200 pessoas e levando cerca de 250 reféns para Gaza.
"O governo brasileiro acompanha com preocupação os ataques aéreos israelenses contra o território iraniano, condena a escalada do conflito e renova seu apelo a todas as partes envolvidas para que exerçam máxima contenção", afirmou o Itamaraty.
O MRE reiterou ainda a posição do Brasil, pedindo que a comunidade internacional utilize "todos os instrumentos diplomáticos à disposição para conter o aprofundamento do conflito".
Segundo o comunicado, a embaixada em Teerã monitora a situação dos brasileiros no Irã.