Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Israel afirma ter interceptado 99% dos mísseis lançados pelo Irã

Segundo a Defesa israelense, mais de 300 projeteis foram lançados contra Israel nesse sábado (13)


				
					Israel afirma ter interceptado 99% dos mísseis lançados pelo Irã
Artefatos caindo sob Jerusalém. REUTERS/Ronen Zvulun

As Forças de Defesa de Israel afirmaram que conseguiram interceptar 99% dos mísseis e drones lançados pelo Irã, na noite de sábado (13) — madrugada de domingo (14), pelo horário local. Os militares disseram que mais de 300 projeteis foram enviados para Israel.

O ataque iraniano marca uma resposta a um bombardeio israelense contra um consulado do Irã, na Síria, em 1º de abril. Desde então, o Irã prometia uma resposta contra Israel.

Leia também

Em um pronunciamento, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, afirmou que as ações do Irã são "muito graves" e "empurram a região para uma escalada". Ele acrescentou que, além do Irã, projeteis foram lançados do Iêmen e Iraque.

Ainda seguro Hagari, a Defesa de Israel continua em funcionamento total e avalia operações de acompanhamento.

Ao jornal "The Jerusalem Post", o porta-voz afirmou que quase todos os drones lançados pelo Irã foram derrubados por caças. Israel também acionou o chamado "Domo de Ferro", que consegue interceptar artefatos ainda no ar e explodi-los.

Além disso, parte dos drones iranianos foi derrubada por aeronaves dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Jordânia.

Por outro lado, uma agência estatal de notícias iraniana afirmou que mísseis lançados pelo país ultrapassaram a proteção.

Até a última atualização desta reportagem, Israel não havia lançado nenhuma operação de contra-ataque ao Irã. No entanto, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu chegou a afirmar que iria "ferir de volta" qualquer um que ferisse Israel.

Mais cedo, o embaixador israelense nas Nações Unidas, Gilad Erdan, condenou o ataque de drones e mísseis e convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.

O que se sabe sobre o ataque do Irã

  • O Irã enviou dezenas drones para atacar o território de Israel no fim da tarde de sábado (13), pelo horário de Brasília.
  • Os drones demoraram horas até chegar ao alvo.
  • No caminho, uma parte dos drones e dos mísseis foi derrubada por aeronaves de Israel, dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Jordânia.
  • Perto das 20h, as primeiras explosões e sirenes de aviso foram ouvidas em Israel.
  • As primeiras explosões e as sirenes de aviso foram ouvidas por volta de 20h.
  • O serviço nacional de emergência médica de Israel informou que uma menina de 10 anos ficou gravemente ferida, no deserto de Negev, por estilhaços de um artefato para interceptar drones.
  • O ataque é uma retaliação do Irã contra Israel: em 1º de abril, a embaixada iraniana na cidade de Damasco, na Síria, foi atingida, e sete pessoas morreram —entre elas, um comandante sênior da Guarda Revolucionária do Irã.
  • Às 19h, ainda antes de os artefatos chegarem a Israel, a missão do Irã na ONU afirmou que o ataque estava encerrado, referindo-se a ele com uma "ação legítima".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas