Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Irã envia drones para atacar Israel, dizem militares israelenses

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente


				
					Irã envia drones para atacar Israel, dizem militares israelenses
Irã. Reprodução

O Irã enviou drones para atacar o território de Israel neste sábado (13), disseram militares do país, segundo a agência Reuters. Os drones vão demorar horas para alcançar o território israelense.

As sirenes dos locais que vão ser atingidos vão soar, e o sistema de defesa israelense está de prontidão, de acordo com pessoas do exército --já há aeronaves israelenses posicionadas.

Leia também

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, confirmou a informação.

Trata-se de uma retaliação contra um bombardeio no dia 1º de abril.

Antes mesmo do ataque, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que Israel estava de prontidão para um ataque direto do Irã e que responderia da mesma forma.

"Nossos sistemas de defesa estão em prontidão e estamos preparados para qualquer cenário", disse ele.

País já vinha se preparando há dias

O país já estava se preparando e "monitorando de perto um ataque planejado" de Irã ou um de seus grupos aliados há dias, disse o ministro da Defesa israelense Yoav Gallant.

Segundo autoridades israelenses, após o Irã prometer responder ao bombardeio israelense à embaixada iraniana na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária, um ataque era iminente.

As forças estão em "alerta máximo" e dezenas de aviões foram lançados e estão de prontidão em caso de ataque, disse o porta-voz do comando militar israelense Daniel Hagari.

Gallant disse ainda que as tropas israelenses devem acatar quaisquer ordens que possam ser emitidas pelo Comando da Frente Interna militar, que mapeia mísseis recebidos e outras ameaças aéreas para que o público saiba se deve se abrigar.

O comando da Frente Interna das Forças de Defesa (IDF, em ingês) de Israel proibiu reuniões de mais de 1.000 pessoas em todo o país.

Jordânia fechou espaço aéreo

A Jordânia, que fica a leste de Israel, fechou o seu espaço aéreo para todos os voos que chegam, partem ou atravessam o território.

Apreensão de navio

Neste sábado (13), a Guarda Revolucionária Iraniana apreendeu um navio de carga português que ela diz estar "ligado a Israel". A embarcação estava no Estreito de Ormuz.

Desde o bombardeio israelense à embaixada do Irã, a tensão entre os dois países escalou, com a promessa de revide. Israel e a comunidade internacional se preparam para o iminente ataque, mas não há informações de quando ou onde acontecerá.

Diversos países do mundo, como Reino Unido, Alemanha, França e Índia pediram para que seus cidadãos não viajem ao Irã ou Israel e que deixem esses países. Já a Rússia está desaconselhando viagens a todo o Oriente Médio.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas