Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Índia ultrapassa 100 mil novos casos de Covid em um único dia

Infecções cresceram cerca de 12 vezes desde o início de fevereiro, quando as autoridades abrandaram a maioria das restrições e as pessoas pararam de usar máscaras e seguir o distanciamento social

Em meio a uma segunda onda de Covid-19, desafios para vacinar o segundo país mais populoso do mundo e a circulação de novas variantes, a Índia registrou nesta segunda-feira (5) um novo recorde de novos casos: 103.558.

O país se tornou o segundo a ultrapassar a marca de 100 mil novos infectados em um único dia. Até então, só os Estados Unidos tinham atingido a marca simbólica.

Leia também

As infecções diárias já cresceram cerca de 12 vezes desde que atingiu um pico de baixa no início de fevereiro (cerca de 9 mil), quando as autoridades abrandaram a maioria das restrições e as pessoas pararam de usar máscaras e seguir o distanciamento social.

No dia 24 de março, o Ministério da Saúde do país anunciou a detecção de uma "nova variante dupla mutante" do coronavírus, que ainda não foi catalogada, e o maior número de novos casos de Covid-19 desde novembro (47.262).

A alta nas novas infecções ocorre em meio ao festival da primavera e à organização de grandes comícios eleitorais, que aumentam ainda mais o temor da disseminação do vírus.

Lockdown em Maharashtra

Hospitais no estado mais rico e mais afetado da Índia, Maharashtra, estão sendo invadidos por pacientes, segundo a agência de notícias Reuters.

O estado, cuja capital comercial é Mumbai, registrou um recorde de novos casos (57.074) e foi responsável por mais da metade de todos os novos infectados do país (55%).

Em resposta ao aumento do número de casos, o governo de Maharashtra anunciou no domingo (4) toque de recolher noturno para seus 110 milhões de habitantes até o fim do abril e diversas medidas de restrição.

A região também proibiu reuniões de mais de quatro pessoas e fechou escritórios, restaurantes, cinemas, piscinas, bares, igrejas e templos e locais públicos, como praias, além de impor um lockdown nos fins de semana.

Vacinação contra Covid

Com mais de 12,5 milhões infectados e 165 mil óbitos, a Índia é o terceiro país com mais casos confirmados, atrás apenas de EUA e Brasil, e o quarto com mais mortos, atrás também do México.

O país é o maior produtor e exportador mundial de vacinas, mas encontra desafios para imunizar seu 1,3 bilhão de habitantes, a segunda maior população do planeta depois da China (1,4 bilhão).

Em meio à pressão da oposição, o governo indiano está segurando a exportação de vacinas contra a Covid-19 para acelerar a vacinação no país e expandiu a campanha de vacinação para incluir todos os adultos com mais de 45 anos de idade.

A Índia já aplicou mais de 75 milhões de doses, atrás apenas de EUA (161 milhões) e China (133 milhões), segundo o Our World in Data, projeto ligado à Universidade de Oxford.

O país é também o terceiro em vacinas aplicadas por dia (média de 2,24 milhões na última semana), também atrás de China (5,19 milhões) e EUA (3,07 milhões).

Mas a Índia tem uma vacinação proporcional à população ainda pequena (5,51 doses a cada 100 habitantes), atrás da média mundial (8,33) e de outros países dos Brics, como Rússia (8,25), China (9,30) e Brasil (9,86).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas