Incêndios florestais na Califórnia matam 26, em pior tragédia do tipo em 84 anos
Ainda há centenas de desaparecidos, e mortes podem ultrapassar recorde de 29 em incêndio de 1933 em Los Angeles
Bombeiros lutavam nesta quinta-feira (12) para conter a propagação de incêndios florestais que já mataram ao menos 26 pessoas no norte da Califórnia, no que autoridades do Estado norte-americano disseram ser a pior tragédia com fogo na região em 84 anos.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

O tempo seco e ventos fortes ameaçavam espalhar ainda mais as chamas, que já somam quase duas dúzias de focos de incêndio espalhados por oito condados e que vêm ganhando força desde que irromperam no domingo.
Leia também
O número de mortos ultrapassou os 25 de um incêndio nas colinas de Oakland em outubro de 1991, mas ainda é menor que os 29 que morreram em um incêndio no Griffith Park, em Los Angeles, em 1933. Mas a contagem de vítimas ainda pode subir, uma vez que há centenas de desaparecidos.
O Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos alertou na manhã desta quinta-feira para a persistência de "condições climáticas críticas para incêndios" na área nos próximos três dias.


União Alvinegra - 08/07/2026

Problema no gol azulino - 07/07/2026

Derrota Azulina - 06/07/2026

Do sonho à frustração - 06/07/2026
Não há expectativa de chuva, e ventos secos de mais de 55 km/h estão soprando do norte.
O incêndio mais mortal da Califórnia, conhecido como Tubbs, estava a três quilômetros de Calistoga, uma comunidade do mundialmente famoso setor vinicultor do Vale de Napa cujos 5 mil residentes foram orientados a deixar suas casas na quarta-feira.
"Vai depender do vento" a cidade queimar ou não, disse o chefe de bombeiros de Calistoga, Steve Campbell, à Reuters, no início desta quinta-feira. "Há previsão de ventos fortes, mas ainda não os recebemos".
Na noite de quarta-feira novas ordens de retirada também foram emitidas no condado de Sonoma para partes de Santa Rosa, a maior cidade da região de vinhedos, e para Geyserville, uma pequena cidade de 800 pessoas.
Os incêndios arrasaram cerca de 69 mil hectares de terras e destruíram cerca de 3.500 edifícios. Bairros inteiros foram reduzidos a paisagens de cinzas, árvores queimadas e carros incinerados.
