Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Homem admite ter provocado incêndio na Catedral de Nantes

Autor do crime é um refugiado ruandês de 39 anos

Um homem que trabalhava como voluntário na Diocese de Nantes, na França, admitiu que é o responsável pelo incêndio que atingiu a Catedral de São Pedro e São Paulo, ocorrido no dia 18 de julho.

Trata-se de um refugiado ruandês de 39 anos e que estava tendo dificuldades para renovar sua permissão de estadia na França.

Leia também

"Ele admitiu ter ativado três focos de incêndio na catedral: perto do grande órgão, do pequeno órgão e de um medidor de eletricidade", disse o procurador Pierre Sennès ao jornal Presse-Océan neste domingo (26).

"Obviamente, foi um alívio para ele mostrar seu arrependimento. Como crente, é importante para ele mostrar esse esforço", declarou o advogado de defesa do ruandês, Quentin Chabert, em coletiva de imprensa.

De acordo com o reitor da catedral, Hubert Champenois, o voluntário ajudava nas missas e frequentemente era encarregado da limpeza e do fechamento da igreja, um templo gótico que demorou quatro séculos para ser concluído, entre 1434 e 1891.

O ruandês chegou a ser interrogado no dia seguinte ao incêndio, mas acabou liberado. No entanto, ele foi preso no último sábado (25), após o inquérito ter concluído que o incêndio foi doloso. O voluntário agora arrisca pegar 10 anos de prisão e multa de 150 mil euros.

O incidente ocorreu cerca de 15 meses depois do incêndio que destruiu parcialmente a Catedral de Notre-Dame, em Paris. Desta vez, no entanto, os bombeiros conseguiram conter as chamas rapidamente e salvar a estrutura principal da Catedral de Nantes.

Apenas o órgão, que datava de 1621 e sobrevivera à Revolução Francesa e à Segunda Guerra Mundial, acabou destruído, assim como alguns artefatos e pinturas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas