Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Grupo francês encontra grande quantidade de máscaras no mar

Organização pede que descarte desses itens seja feito corretamente

Uma organização francesa denunciou o que tem chamado de "nova poluição": o descarte irregular de EPIs (equipamento de proteção individual) nos mares. Máscaras faciais e luvas de látex foram encontradas em operações na costa francesa.

Segundo mergulhadores da associação de limpeza "Operation Mer Propre" (Operação Mar Limpo, na tradução), vários destes equipamentos vêm sendo encontrados há cerca de um mês.

Leia também

"É algo completamente novo. Nós não tínhamos isso antes (na água). Tem acontecido desde o final do isolamento, já que as pessoas começaram a sair novamente, vestindo máscaras na rua e, quando as removem, jogam no chão. Há um mês, estamos começando a vê-las no mar pela ação das chuvas. É um novo tipo de poluição", denunciou Laurent Lombard, fundador da associação, à Reuters.

Embora o EPI constitua "nem 1%" das três toneladas de lixo coletadas debaixo d'água pelo grupo desde a sua fundação em 2019, ele teme que isso possa aumentar: "A mensagem é realmente para jogar suas máscaras em lixeiras. É bom para o meio ambiente -- não jogue no chão, senão, acaba no mar. E também é uma questão de proteger os outros, para não infectar os outros. Se outras pessoas forem infectadas, também acabaremos sendo infectadas. É uma questão de bom senso".

O Ministério do Meio Ambiente da França aumentou, em maio, as multas para esse tipo de situação. Antes de 68 euros, agora a punição é de 135 euros, indo a 750 euros dependendo da gravidade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas