Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Gripe: cientistas criam vacina única contra 20 versões do influenza

Vacina de RNA mensageiro (mRNA) se mostrou eficaz contra 18 cepas diferentes do vírus influenza A e duas do influenza B em animais

Cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma vacina universal contra 20 subtipos do vírus influenza, causador da gripe. O avanço científico foi relatado em um artigo publicado nessa quinta-feira (24/11), na revista Science.

O imunizante deve oferecer à população um nível satisfatório de memória imunológica contra a doença, para que o organismo seja capaz de reconhecer qualquer vírus da gripe que possa encontrar no futuro.

Leia também

A vacina foi desenvolvida com a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), a mesma usada nas vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech e Moderna. Ela leva pequenas partículas lipídicas com instruções de mRNA para que as células possam criar réplicas das proteínas hemaglutininas, que aparecem na superfície do vírus influenza, e aprendam a reconhecê-las quando em contato com o patógeno.

Testes iniciais feitos em camundongos e furões mostraram que a aplicação de duas doses do imunizante experimental foi capaz de fornecer uma grande proteção contra todos os 20 subtipos do vírus influenza A e B conhecidos.

O sistema imunológico dos animais vacinados reconheceu as proteínas hemaglutininas e se defendeu contra 18 cepas diferentes do vírus influenza A e duas do influenza B. Os níveis de anticorpos permaneceram estáveis por, ao menos, quatro meses após a vacinação.

Ela também foi capaz de reduzir os sintomas e proteger os furões contra a morte mesmo quando eles foram expostos a um tipo de vírus da gripe diferente dos que estão presentes na fórmula.

O principal autor do estudo, Scott Hensley, explica que o objetivo da vacina não é, necessariamente, proteger contra a infecção, e sim fornecer proteção duradoura contra a evolução da doença para um quadro grave e morte, além de dar às pessoas um nível básico de memória imunológica para diversas cepas de gripe.

“O objetivo é que muito menos pessoas fiquem doentes e morram quando ocorrer a próxima pandemia de gripe”, afirma em um comunicado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas