Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Gabinete de Guerra de Israel, ONU e G7 discutem hoje ataque do Irã

Israel disse que conseguiu barrar 99% dos drones e mísseis lançados contra seu território


				
					Gabinete de Guerra de Israel, ONU e G7 discutem hoje ataque do Irã
Reuniões vão discutir ataque do Irã. Reuters

Uma série de reuniões está prevista para este domingo (14) para tratar do ataque do Irã contra Israel, que elevou a tensão na região do Oriente Médio.

O Gabinete de Guerra de Israel discutirá agora pela manhã uma resposta à ofensiva do Irã, que lançou no sábado (13) drones e mísseis em retaliação a um ataque contra a sua embaixada na Síria. As informações são da agência Reuters, citando uma autoridade do governo israelense.

Leia também

No início da tarde, os líderes do G7, grupo dos sete países mais industrializados do mundo, farão uma reunião virtual para articular uma resposta "diplomática e unida" à situação.

Mais para o fim da tarde, será a vez do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que convocou uma reunião de emergência a pedido de Israel para tratar do assunto. (Entenda mais abaixo.)

Ataque inédito

Israel foi alvo de um ataque inédito do Irã na noite de sábado — madrugada de domingo pelo horário local. Mais de 300 artefatos, incluindo drones e mísseis, foram lançados contra o país.

As Forças de Defesa de Israel afirmaram que conseguiram interceptar 99% dos artefatos lançados. Entretanto, a mídia iraniana disse que mísseis conseguiram furar a proteção israelense.

A agressão iraniana é uma resposta ao bombardeio de Israel à embaixada do país na Síria -- entenda a cronologia do caso.

Poucas horas após o ataque, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu se reuniu com membros do governo do país e das Forças Armadas para discutir o ataque. Netanyahu também conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Militares do Irã ameaçaram uma ofensiva ainda maior se Israel contra-atacar. O governo iraniano também disse que pode atacar bases dos Estados Unidos caso Washington apoie uma retaliação israelense.

ONU e G7

O presidente norte-americano classificou o ataque do Irã contra Israel como "descarado" e afirmou que vai reunir os líderes do G7 para coordenar uma resposta "diplomática e unida".

A Itália, que ocupa a presidência rotativa do Grupo dos Sete, agendou uma reunião virtual com os demais membros do grupo neste domingo para discutir o ataque de Irã a Israel.

Além dos EUA e da Itália, o grupo ainda inclui Canadá, França, Alemanha, Inglaterra e Japão.

Além disso, Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) foi convocado para uma reunião de emergência pelo embaixador israelense nas Nações Unidas, Gilad Erdan.

"O ataque iraniano é uma séria ameaça à paz e segurança globais, e espero que o Conselho utilize todos os meios para tomar medidas concretas contra o Irã. [...] Chegou o momento do Conselho de Segurança tomar ações concretas contra a ameaça iraniana", disse Erdan em documento enviado à ONU.

O Conselho de Segurança da ONU anunciou que vai se reunir em caráter emergencial a partir das 17h neste domingo (horário de Brasília).

A primeira-ministra italiana afirmou na rede social X (antigo Twitter) que o governo italiano "reitera sua condenação dos ataques iranianos contra Israel".

"A presidência italiana do G7 organizou uma conferência no início da tarde de hoje. Expressamos forte preocupação com uma maior desestabilização da região e continuamos a trabalhar para evitá-la", continuou a premiê na publicação.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas