Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

G20 de Buenos Aires chega a acordo sobre comércio e clima

Declaração cita que Acordo de Paris é irreversível

Após dois dias de discussões em Buenos Aires, na Argentina, os líderes das 20 maiores economias do mundo (G20) assinaram uma declaração conjunta que destaca o compromisso com o comércio internacional, com o acordo climático, com as migrações e com o combate ao terrorismo.

O documento também cita uma necessidade de se reformar a Organização Mundial do Comércio (OMC), hoje presidida pelo brasileiro Roberto Azevêdo.

Leia também

"O comércio internacional e o investimento são motores importantes de crescimento, produtividade, inovação, criação de empregos e desenvolvimento. Reconhecemos a contribuição que o sistema multilateral de comércio fez para esse fim", afirmou o documento. Apesar de forte resistência e crítica a alguns pontos da declaração final, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também assinou o texto, que não tem caráter vinculativo.

"O G20 vê favoravelmente o forte crescimento econômico global, mesmo se cada vez menos equilibrado entre os países", admitiu o texto. "Reafirmamos o nosso empenho em utilizar todos os instrumentos políticos para um crescimento forte, sustentável, equilibrado e inclusivo para assegurar os riscos de desaceleração, intensificando o diálogo e as ações para reforçar a confiança", ressaltou a declaração.

Clima

O acordo climático de Paris - um dos pontos de maior embate com os EUA - apareceu na declaração final. De acordo com o texto, os compromissos previstos pela COP de Paris devem ser "plenamente implantados", mas respeitando as diferenças existentes a cada Estado. "Os signatários do Acordo de Paris, que também aderiram ao Plano de Ação de Hamburgo, reafirmam que o Acordo de Paris é irreversível e comprometem-se com sua plena implementação, refletindo responsabilidades comuns mas diferenciadas e respectivas capacidades, à luz de diferentes circunstâncias nacionais. Continuaremos a enfrentar as mudanças climáticas, promovendo o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico", afirmou a declaração. (ANSA)

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas