Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Furacão Maria se afasta de maneira gradual das Bahamas e de áreas povoadas

Ainda na categoria 3, furacão mantém ventos de 205 km/h, mas se afasta do Caribe após provocar mais de 30 mortes

O furacão Maria, de categoria 3, se afasta cada vez mais das Bahamas e de áreas povoadas, após sua passagem devastadora nesta semana por ilhas do Caribe e por Porto Rico, informou nesta sexta-feira (22) o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

O ciclone mantém ventos máximos constantes de 205 quilômetros por hora e ainda gera ventos com força de tempestade tropical e chuvas torrenciais em Turks e Caicos e no sudeste das Bahamas, onde nesta sexta seus efeitos efeitos foram sentidos.

Leia também

Segundo o boletim das 19 horas (horário de Brasília) do NHC, o furacão se encontra 480 quilômetros ao leste das Bahamas Central e 600 quilômetros ao leste-sudeste de Nassau (Bahamas), e se desloca a 15 quilômetros por hora com rumo norte-noroeste.

Após impactar nos últimos dias nas Pequenas Antilhas, em Porto Rico e na República Dominicana, onde provocou inundações e cortes de energia, os meteorologistas do NHC estimam que Maria se debilitará nas próximas 48 horas e que fará um giro para o norte no final de semana, afastando-se mais de áreas habitadas.

Os ventos com força de furacão se estendem do centro do ciclone a até 95 quilômetros e os ventos de tempestade tropical são sentidos a até 260 quilômetros, indicou o NHC.

Em Porto Rico, a passagem do furacão matou pelo menos 12 pessoas, segundo dados divulgados pelo secretário do Departamento de Segurança Pública, Héctor M. Pesquera, ainda que meios de comunicação locais indiquem que cifra é duas vezes maior.

Em Dominica, 15 pessoas morreram em decorrência dos efeitos de Maria no início desta semana.

No total, os números preliminares apontam pelo menos 32 pessoas mortas em todo o Caribe, mas essa cifra deve aumentar nas próximas horas.

Por outro lado, o ciclone Lee, que se dissipou no início desta semana, voltou a se formar esta tarde no meio do Atlântico com ventos máximos de 55 km/h, sem que represente ameaça para áreas costeiras, segundo o NHC.

A depressão tropical está 1.515 quilômetros ao leste de Bermuda e se desloca para o norte a uma velocidade de translação de 11 km/h.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X