Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Federal Reserve aumenta juros em 0,25 ponto percentual

Juros básicos da economia dos EUA estão agora em um intervalo de 4,75% a 5% ao ano, o maior patamar desde 2007; é o 9º aumento seguido

O Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) elevou a taxa básica de juros da economia americana em 0,25 ponto percentual, após a reunião concluída nesta quarta-feira (22/3).

Com isso, os juros básicos estão agora em um intervalo de 4,75% a 5% ao ano, o maior patamar desde 2007. É o 9º aumento consecutivo dos juros nos EUA.

Leia também

A decisão representa a manutenção do ritmo de alta dos juros, apesar da crise em bancos regionais nos EUA, que levou alguns analistas a imaginar que o Fed poderia reduzir o aperto monetário.

No setor bancário, o cenário ainda é considerado incerto, após a quebra do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank, além do socorro ao First Republican Bank.

Na última reunião do Fed, em fevereiro, a taxa também havia aumentado em 0,25 ponto percentual.

“O sistema bancário dos EUA é sólido e resiliente. Acontecimentos recentes devem resultar em condições de crédito mais restritivas para famílias e empresas e afetar a atividade econômica, as contratações e a inflação. A extensão desses efeitos é incerta. O comitê permanece altamente atento aos riscos de inflação”, diz o Fed em comunicado.

Inflação ainda preocupa

A elevação da taxa de juros é o principal instrumento do Banco Central americano para conter a inflação. O Índice de Preços ao Consumidor nos EUA (CPI, na sigla em inglês) ficou em 6% no acumulado de 12 meses até fevereiro, de acordo com dados divulgados pelo Departamento do Trabalho.

Apesar de registrar desaceleração na base de comparação anual, a inflação ainda está muito longe da meta de 2% ao ano estipulada pela autoridade monetária.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas