A realeza britânica ficou magoada e desapontada com o repentino anúncio de que o príncipe Harry e a esposa, Meghan, vão se afastar de suas funções como membros da família real e passar mais tempo nos Estados Unidos, disse uma fonte da realeza.
A decisão do casal surpreendeu a família real, já que nem a rainha Elizabeth nem o príncipe Charles, herdeiro do trono, foram consultados sobre o anúncio de afastamento, que foi publicado em uma rede social na quarta-feira (8).
Leia também
A monarca, que dedicou sua vida aos deveres públicos desde que se tornou rainha em 1952, e outros integrantes da realeza se sentem magoados e desapontados com a atitude, afirmou a fonte.
"Escolhemos fazer uma transição neste ano, começando a desempenhar um novo papel progressivo dentro desta instituição", disseram Harry e Meghan em comunicado.
"Pretendemos nos afastar como membros 'sêniores' da família real e trabalhar para nos tornarmos financeiramente independentes", acrescentaram.
O casal alegou que a decisão foi tomada após meses de reflexão e discussão e que os dois dividiriam seu tempo entre o Reino Unido e os EUA para permitir que sua família tivesse o espaço de que precisa.
Encarado pela dupla como um próximo passo empolgante, ainda não está claro como eles se tornarão o que os biógrafos da família real avaliaram ser semelhante a uma "meia realeza".
Nenhum membro sênior da realeza comentou sobre a decisão. Tablóides britânicos alegaram que o anúncio enfureceu alguns dos parentes de Harry, como seu pai, Charles, e seu irmão, o príncipe William.
O Palácio de Buckingham informou que conversas com o casal estavam em um estágio inicial e que esse tipo de questão levaria tempo para ser trabalhada.