Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

EUA: Trump pede fim da Constituição por suposta fraude nas eleições

Declaração do ex-presidente Donald Trump foi criticada por políticos e rebatida prontamente pela Casa Branca

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, pediu a rescisão da Constituição norte-americana, para anular a eleição de 2020, onde saiu derrotado para Joe Biden. Sem apresentar provas, o republicano voltou a dizer que foi vítima de eleições fraudulentas.

“Uma fraude desse tipo e magnitude permite a quebra de todas as regras, regulamentos e artigos, incluindo os da Constituição”, escreveu Trump em sua rede social, a Truth Social, no sábado. A declaração gerou críticas de adversários políticos e ex-aliados.

Leia também

O ex-presidente também afirmou que o resultado desse pleito deveria ser “jogado fora” e que ele seja declarado o vencedor. Outra alternativa é a realização de novas eleições.

A Casa Branca rebateu os comentários de Trump ainda no sábado. “A Constituição americana é um documento sacrossanto que garante há 200 anos que a liberdade e o estado de direito prevalecerão em nosso belo país”, disse Andrew Bates, o porta-voz do Executivo.

Elon Musk

A declaração ocorre após Elon Musk, novo dono do Twitter, compartilhar informações de que a rede social teria suprimido a divulgação de notícia negativa do New York Post sobre Hunter Biden, filho de Joe Biden, às vésperas da eleição.

Nesta segunda-feira (5/11), Donald Trump voltou à rede Truth Social e, em novas postagens, afirmou ser falso que queira acabar com a Constituição. O ex-presidente, porém, reforçou a alegação de que perdeu as eleições por fraude.

Volta ao Twitter

Em novembro de 2022, após Elon Musk comprar o Twitter por US$ 44 bilhões (cerca de R$ 235 bilhões), a conta de Donald Trump foi reativada. O perfil do empresário estava suspenso desde janeiro de 2021 por incitar ataques ao Congresso norte-americano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas