Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

“EUA estão prontos para ajudar Yanomamis”, afirma porta-voz de Biden

Governo de Biden está "muito preocupado com a situação humanitária e de saúde dos Yanomami", disse o representante do Departamento de Estado

Um porta-voz do governo dos Estados Unidos afirmou que o país está “pronto para ajudar de qualquer maneira possível” a crise instalada na terra indígena que abriga os povos Yanomami. A informação foi publicada pela BBC News Brasil, nesta quinta-feira (26/1).

O jornal não identificou a fonte, mas destacou que trata-se de um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA. O representante disse que o governo de Joe Biden está “muito preocupado com a situação humanitária e de saúde dos Yanomami”.

Leia também

O porta-voz ainda avaliou como eficiente a decisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de decretar estado de emergência de saúde. “Os EUA apoiam o governo brasileiro em sua intenção e compromisso de eliminar a mineração ilegal, o desmatamento e outras atividades ilícitas que contribuíram para esta crise ao longo do tempo”, disse à BBC.

Após constatada a situação crítica encontrada na terra Yanomami, o Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública no último sábado (21/1). Foram confirmados casos de crianças e idosos com quadro de desnutrição grave, malária e infecção respiratória aguda.

O secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba, afirmou, na última terça-feira (24/1), que Ministério da Saúde já resgatou mais de mil indígenas em estado grave de saúde da comunidade Yanomami em Roraima.

A situação alarmante, no entanto, está presente em, pelo menos, outros quatro territórios indígenas, que pereceram da falta de fiscalização e do descaso governamental nos últimos quatro anos e agora veem seus recursos naturais em risco.

Em 2021, profissionais de saúde denunciaram formalmente para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) várias situações graves que estavam ocorrendo com os indígenas da região, mas não houve providências.

Para o Ministério Público Federal (MPF), a situação da população Yanomami é resultado da omissão do Estado brasileiro em assegurar a proteção de suas terras. O órgão considerou que as medidas adotadas pelo governo Bolsonaro foram “limitadas”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas