Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

EUA “brinca com fogo”, diz China sobre ida de Nancy Pelosi a Taiwan

Ministério dos Negócios Estrangeiros da China emitiu comunicado nesta terça-feira (2/8) sobre a visita de Nancy ao país asiático

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China declarou, em nota, que a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan é “uma violação severa do princípio de Uma Só China e as estipulações dos três comunicados conjuntos China-EUA”.

A pasta disse também que a movimentação tem um forte impacto na base política das relações entre as duas potências, que infringe a soberania e a integridade territorial da China e prejudica a paz e a estabilidade.

Leia também

“Tudo isto são atos muito perigosos, como se brincasse com o fogo, e quem brinca com o fogo acaba se queimando”, escreveu o Ministério. “Tem impacto severo na base política das relações China-EUA, infringe severamente a soberania e a integridade territorial da China, prejudica severamente a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, e emite um sinal severamente errado às forças secessionistas da ‘independência de Taiwan’.”

Nancy Pelosi chegou ao destino na manhã desta terça-feira (2/8) para se encontrar com lideranças locais. Os rumores em torno da viagem acenderam tensões entre americanos e chineses. Os últimos consideram a ilha como parte do território.

A representante americana soltou um comunicado sobre a viagem. “A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso inabalável dos Estados Unidos em apoiar a vibrante democracia de Taiwan”, afirmou.

Entenda o conflito

A visita de Nancy Pelosi a Taiwan virou motivo de uma série de ameaças da China aos norte-americanos. O atrito ocorre porque a China considera Taiwan como parte de seu território e condena qualquer contato de autoridades ou tentativas de reconhecimento da autonomia da ilha. Para os chineses, a viagem de Pelosi é uma “provocação”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas