Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Estudo de Harvard defende que acupuntura pode ajudar pacientes com Covid-19

Técnica milenar ajudaria a controlar a inflamação relacionada à morte de muitos pacientes

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriram que uma versão moderna de acupuntura pode ajudar a diminuir a inflamação decorrente da infecção provocada pelo novo coronavírus.

O sintoma é uma consequência da "tempestade de citocinas", que acontece quando o organismo tem uma resposta exagerada a uma infecção, e é relacionado à morte de grande parte dos pacientes com Covid-19.

Leia também

O estudo, feito em ratos, usou eletroacupuntura para diminuir três tipos de citocinas ligadas à inflamação em animais com infecções bacterianas - a Covid-19 é uma infecção viral, mas a resposta imunológica é semelhante. Foi colocado um pequeno eletrodo na ponta de cada agulha para ativar o nervo vago e aumentar a emissão de dopamina, um neurotransmissor anti-inflamatório. Os ratos tratados tiveram três vezes mais chances de se recuperar da doença.

"Nossos achados representam um passo importante nos esforços não só para entender a neuroanatomia da acupuntura, mas para identificar maneiras de incorporá-la ao arsenal de tratamento de doenças inflamatórias", afirmou o professor Qiufu Ma, responsável pela pesquisa, à revista científica Neuron.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas