Estudantes do CE desenvolvem ketchup feito de acerola e ganham prêmio em Paris

Parte dos lucros obtidos com a venda do produto será destinada a instituições de caridade

Um grupo de estudantes e professores do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveu um ketchup feito a partir da acerola. O alimento, chamado "Natchup", foi premiado no Salão Internacional da Alimentação, na Feira de Negócios Inovadores, realizada em Paris.
De acordo com a universitária Lorena Freira, uma das alunas que desenvolveram o alimento, o produto tem a coloração, textura e sabor semelhantes ao ketchup tradicional. A diferença é que o molho leva essencialmente acerola, abóbora e beterraba no lugar de tomate e produtos artificias.
"É um produto seguro, nutritivo e 100% natural, nada de conservante", comentou a universitária, que participou do processo de teste de avaliações.
Doações
Parte dos lucros obtidos com a venda do produto será destinada a instituições de caridade. O restante dos valores será direcionado ao patrocínio de mais pesquisas voltadas para o setor, na UFC.
Pesquisa
O molho de acerola nasceu na sala de aula na disciplina de "frutas tropicais", tendo o objetivo de elaborar um produto saudável e inovador, à base de fruta. Foram feitos 21 testes até chegar ao resultado final.
O produto foi adquirido por uma empresa cearense do ramo de polpa de frutas. A diretora da Frutã, Ana Patrícia, afirma que a empresa já tinha o intuito de trabalhar com o produtos desenvolvidos em instituições de pesquisas. O Natchup já começou a ser comercializado para o público através da internet. Um frasco custa R$ 14,50.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p