Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Equipes acham 2ª caixa-preta de voo da EgyptAir que caiu no Mediterrâneo

Avião caiu no Mediterrâneo no dia 19 de maio com 66 a bordo. Airbus A320 fazia a rota Paris-Cairo quando desapareceu dos radares

As equipes que participam das buscas do avião da EgyptAir encontraram a segunda caixa-preta do Airbus A320 que caiu no Mar Mediterrâneo no dia 19 de maio com 66 pessoas a bordo, informaram nesta sexta-feira (17) as autoridades egípcias.

A primeira caixa-preta havia sido encontrada na quinta-feira (16). Na quarta (15), destroços da cabine do avião tinha sido localizados pelo navio da empresa francesa Deep Ocean Search (DOS), que participa das operações de buscas.

Leia também

O Airbus A320 fazia a rota Paris-Cairo, quando caiu com 66 ocupantes a bordo, depois de desaparecer repentinamente dos radares por causas ainda desconhecidas.

Na aeronave estavam 40 egípcios, incluindo a tripulação, 15 franceses, dois iraquianos, dois canadenses, assim como cidadãos de Argélia, Bélgica, Reino Unido, Chade, Portugal, Arábia Saudita e Sudão.

Buscas

O barco "John Lethbridge" chegou em 9 de junho ao Egito para se unir aos trabalhos de buscas na área onde caiu a aeronave, entre a ilha grega de Creta e o Egito.

Esse navio conta com um sistema de radar de sonar lateral, que pode fazer imagens do fundo do oceano. Também tem um robô submarino que pode descer a até 6 mil metros de profundidade para "fazer observações visuais".

As caixas-pretas foram localizadas mais de duas semanas depois de o navio da Marinha francesa "Laplace" ter conseguido detectar, em 1º de junho, o sinal de uma delas. Segundo comissão de investigação, as caixas-pretas parariam de emitir sinais em 24 de junho.

Acidente

De acordo com os investigadores egípcios, confirmando o que já havia sido dito pelas autoridades gregas, a aeronave fez um giro de 90º à esquerda e, depois, de 360º à direita, antes de cair no Mar Mediterrâneo.

Inicialmente levantada pelo Egito, a hipótese de atentado cedeu terreno à do incidente técnico. O aparelho emitiu dois alertas automáticos dois minutos antes da queda, sinalizando fumaça dentro da cabine dos pilotos e uma falha no computador que gerencia os comandos.

No entanto somente a análise das caixas-pretas permitirá saber exatamente a causa do acidente. Vários investigadores franceses da BEA e especialistas da Airbus participaram das buscas na costa egípcia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas