Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Entenda o que levou à escalada da tensão entre Israel e Irã

Irã disparou dezenas de drones contra Israel, nesse sábado, em um acirramento do conflito no Oriente Médio


				
					Entenda o que levou à escalada da tensão entre Israel e Irã
Entenda o que levou à escalada da tensão entre Israel e Irã. Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images

O conflito no Oriente Médio ganhou um novo capítulo após o Irã lançar dezenas de drones em direção à Israel, no final da tarde desse sábado (13/4). Durante a noite, o sistema de defesa israelense interceptou os objetos disparados pelo rival.

Segundo o porta-voz das forças de defesa israelenses, contra-almirante Daniel Hagari, a ação causou “leves danos” à estrutura de uma base militar no sul do país. Além disso, uma menina de 10 anos teria sido atingido por estilhaços.

Leia também

Até o início da madrugada deste domingo (14/4) – horário de Brasília –, no entanto, o governo israelense não havia anunciado uma resposta.

Israel e Irã têm um histórico de conflitos, mas a tensão escalou desde a invasão do grupo palestino extremista Hamas, que resultou na morte de mais de 1.200 civis e militares israelenses, em 7 de outubro do ano passado. A guerra na Faixa de Gaza fez com que Israel intensificasse os ataques contra parceiros do Irã — que é aliado do Hamas — no Líbano e na Síria.

O estopim para a ofensiva de Teerã foi um bombardeio contra a embaixada iraniana em Damasco, na capital da Síria, que deixou mais de uma dezena mortos. Entre as vítimas, está um general da Guarda Revolucionária do Irã e um comandante das Forças Quds. O ataque foi atribuído a Israel, que nega envolvimento na ação.

Desde o bombardeio, em 1º de abril, Israel tem se preparado para uma ofensiva do lado iraniano. A mídia local informou que ao menos 28 embaixadas e consulados israelenses foram fechados diante do temor de uma retaliação.

Na sexta (12/4), o Wall Street Journal noticiou que o Irã se preparava para uma incursão terrestre ao país rival. De acordo com o jornal, um funcionário dos EUA envolvido no assunto afirmou que os relatórios da inteligência americana indicavam ataque retaliatório iraniano nos próximos dias, “possivelmente em solo israelense”.

O país do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se disse “preparado para qualquer cenário”.

“Nos últimos anos, e especialmente nas últimas semanas, Israel tem se preparado para um ataque direto do Irã. Nossos sistemas defensivos estão instalados; estamos prontos para qualquer cenário, tanto defensivo quanto ofensivo”, disse.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas