Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Enchente atinge Barcelona e faz pista de aeroporto virar 'rio'

Maior enchente do século no país atingiu Valência na semana passada e deixou 217 mortos


				
					Enchente atinge Barcelona e faz pista de aeroporto virar 'rio'
Pista de aeroporto internacional de Barcelona "vira rio" após chuvas torrenciais causarem enchentes em 4 de novembro de 2024. Foto: Viral Press via Reuters

Menos de uma semana após a tragédia em Valência, a região de Barcelona sofre com chuvas torrenciais e enchentes nesta segunda-feira (4). As inundações, em diversos pontos da cidade, afetaram rodovias, linhas de trem e afetaram voos no aeroporto internacional da cidade.

Veja vídeo:

Leia também

A região onde fica a cidade de Barcelona, capital da Catalunha, está sob alerta vermelho da Agência Estatal de Meteorologia espanhola (Aemet) nesta segunda. Moradores da cidade receberam em seus celulares um alerta para "chuvas extremas e contínuas" no sul da cidade emitido pela Defesa Civil para chuva forte e enchente, com orientação para ficarem em casa.

A pista do Aeroporto Internacional de El Prat "virou um rio" por conta das enchentes (veja no vídeo acima). A operadora de aeroportos da Espanha, Aena, informou nesta segunda-feira que 50 voos que partiriam do aeroporto El Prat, em Barcelona, foram cancelados ou sofreram atrasos severos. Outros 17 voos que pousariam no local tiveram que ser desviados.

O Ministro dos Transportes da Espanha, Óscar Puente, informou nesta segunda que suspendeu todos os trens suburbanos no nordeste da Catalunha, uma região com 8 milhões de habitantes, a pedido das autoridades de proteção civil.

Várias rodovias foram fechadas devido às enchentes. Em uma delas, "carros flutuavam", segundo o jornal catalão "La Vanguardia". Até o momento, não há relatos de mortos ou feridos por conta das enchentes em Barcelona.

A Espanha ainda se recupera da tragédia em Valência, em que 217 pessoas morreram e dezenas ficaram desaparecidas após tempestades e enchentes atingirem a região. O governo espanhol anunciou o envio de mais 2.500 tropas do exército para ajudar nos esforços de resgate, totalizando 7.500 soldados. (Leia mais abaixo)

O alerta vermelho da Aemet prevê 180 mm de chuva acumulados em um período de 12 horas e até 70 mm em um intervalo de uma hora para o litoral de Barcelona e de cidades conurbadas, em uma faixa de aproximadamente 100km.

Diversas outras áreas da Catalunha estão em alerta laranja e amarelo, com acumulados de chuvas que variam de 20 a 60 mm em um período de uma hora e de 60 a 150 mm em um intervalo de 12 horas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X