Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Em alerta contra 'ataque planejado' do Irã, Israel suspende aulas

Ataque iraniano é iminente neste sábado; o país comandando pelo aiatolá Ali Khamenei prometeu responder ao bombardeio


				
					Em alerta contra 'ataque planejado' do Irã, Israel suspende aulas
Yoav Gallant, ministro da Defesa de Israel, em comunicado pela internet. Reprodução/‎יואב גלנט - Yoav Gallant

Na expectativa de um ataque do Irã, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) deram ordem para suspender aulas em todo o país e restringir as aglomerações. As restrições entram em vigor às 17h deste sábado (23h no horário israelense) e vão até a noite de segunda-feira (15).

Até mesmo nas áreas "verdes", as que são menos vulneráveis a ataques, os eventos devem ter um limite máximo de mil pessoas.

Leia também

Em regiões mais próximas de linhas de combate da guerra na Faixa de Gaza, os eventos podem ter no máximo 300 pessoas. Nessas áreas, não se pode ir às praias e só se pode trabalhar em locais com cômodos protegidos contra ataques.

As medidas foram anunciadas na rede social X (antigo Twitter).

O país está se preparando e "monitorando de perto um ataque planejado" de Irã ou um de seus grupos aliados neste sábado (13), disse o ministro da Defesa israelense Yoav Gallant.

Segundo autoridades israelenses, um ataque é iminente após o Irã, comandado pelo aiatolá Ali Khamenei, prometer responder ao bombardeio israelense à embaixada iraniana na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

As forças estão em "alerta máximo" e dezenas de aviões foram lançados e estão de prontidão em caso de ataque, disse o porta-voz do comando militar israelense Daniel Hagari.

Gallant disse ainda que as tropas israelenses devem acatar quaisquer ordens que possam ser emitidas pelo Comando da Frente Interna militar, que mapeia mísseis recebidos e outras ameaças aéreas para que o público saiba se deve se abrigar.

O comando da Frente Interna das Forças de Defesa (IDF, em ingês) de Israel proibiu reuniões de mais de 1.000 pessoas em todo o país.

Jordânia fechou espaço aéreo

A Jordânia, que fica a leste de Israel, fechou o seu espaço aéreo para todos os voos que chegam, partem ou atravessam o território.

Apreensão de navio

Neste sábado (13), a Guarda Revolucionária Iraniana apreendeu um navio de carga português que ela diz estar "ligado a Israel". A embarcação estava no Estreito de Ormuz.

Desde o bombardeio israelense à embaixada do Irã, a tensão entre os dois países escalou, com a promessa de revide. Israel e a comunidade internacional se preparam para o iminente ataque, mas não há informações de quando ou onde acontecerá.

Diversos países do mundo, como Reino Unido, Alemanha, França e Índia pediram para que seus cidadãos não viajem ao Irã ou Israel e que deixem esses países. Já a Rússia está desaconselhando viagens a todo o Oriente Médio.

Apreensão de navio

A Guarda Revolucionária iraniana apreendeu um navio de carga português neste sábado (13) no Estreito de Ormuz, afirmou a agência de notícias estatal iraniana IRNA.

Um helicóptero das forças especiais da Marinha da Guarda abordou o navio de carga português, chamado MSC Aries, e o levou para águas territoriais do Irã. Segundo a Guarda Revolucionária, a embarcação está "ligada a Israel".

A MSC, que opera o Aries, confirmou a apreensão e disse que trabalha com as autoridades competentes para o regresso seguro do navio e o bem-estar dos seus 25 tripulantes.

Em rede social, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, disse que Teerã pratica pirataria e que deveria ser sancionado por isso.

“O regime do aiatolá de Khamenei é um regime criminoso que apoia os crimes do Hamas e que está conduzindo uma operação pirata que viola o direito internacional”, disse Katz no X.

“Apelo à União Europeia e ao mundo livre para que declarem imediatamente o corpo da Guarda Revolucionária Iraniana como uma organização terrorista e para que sancionem agora o Irão.”

Já o porta-voz militar de Israel, o contra-almirante Daniel Hagari, disse que “o Irã sofrerá as consequências por escolher agravar ainda mais esta situação”.

A MSC aluga o navio Aries da Gortal Shipping, uma afiliada da Zodiac Maritime, disse a Zodiac em comunicado. De acordo com a empresa, a MSC é responsável por todas as atividades do navio. A Zodiac é parcialmente propriedade do empresário israelense Eyal Ofer.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas