Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Elon Musk recebe aval para iniciar testes de chip cerebral em humanos

Implante cerebral produzido pela Neuralink promete tratar obesidade e depressão, além de controlar dispositivos eletrônicos por telepatia

A Neuralink, startup de Elon Musk, recebeu autorização da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, agência aquivalente à Anvisa, para iniciar os testes clínicos com implantes cerebrais em humanos, segundo informou a empresa na noite dessa quinta-feira (25/5).

“Estamos entusiasmados em compartilhar que recebemos a aprovação da FDA para lançar nosso primeiro estudo clínico em humanos! Este é o resultado de um trabalho incrível da equipe Neuralink em estreita colaboração com o FDA e representa um primeiro passo importante que um dia permitirá que nossa tecnologia ajude muitas pessoas”, afirmou a startup pelo Twitter.

Leia também

A Neuralink acredita que os implantes podem ajudar humanos a se curarem de uma série de condições, como a obesidade, depressão, esquizofrenia, autismo e danos cerebrais graves, incluindo cegueira e paralisia. Com funcionamento por meio de sinais cerebrais, também seria possível enviar informações a um controle de dispositivos eletrônicos e navegar na web.

A empresa tentou pela primeira vez a aprovação do estudo pela FDA no início de 2022, mas teve o pedido negado. Os principais problemas envolviam a bateria de lítio do dispositivo, a possibilidade de os fios do implante migrarem dentro do cérebro e o desafio de extrair o dispositivo com segurança sem danificar o tecido cerebral, segundo contaram funcionários da FDA à agência Reuters em março.

Em dezembro do ano passado, Musk havia afirmado que os implantes em humanos começaria em até seis meses. A Neuralink ainda não abriu o processo de recrutamento para o ensaio clínico.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas