Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Dinamarca é 2º país europeu a anunciar relaxamento de medidas contra coronavírus

Primeira-ministra Mette Frederiksen, disse que há sinais de que o país teve sucesso em conter a transmissão do coronavírus

Depois da Eslováquia, que nesta segunda (30) relaxou sua proibição de funcionamento do comércio, a Dinamarca se tornou o segundo país europeu a prever uma reversão das medidas de confinamento para combater o coronavírus.

Em entrevista na noite desta segunda pelo horário local, a primeira-ministra do país, Mette Frederiksen, disse que há sinais de que a Dinamarca teve sucesso em conter a transmissão do coronavírus, o que permite planejar a volta gradual das atividades.

Leia também

"Se nós continuarmos a manter distância uns dos outros pelas próximas duas semanas, o governo começará um processo de abertura gradual, suave e controlada da sociedade", afirmou Mette.

Com 2.577 casos confirmados e 77 mortes, a Dinamarca tem uma das menores taxas de mortos por 100 mil habitantes da Europa, 1,3 (como comparação, a Itália tem 19,2, e a média do mundo é 4,3 mortes por 100 mil).

O país escandinavo foi um dos primeiros a reagir depois que a Itália decretou quarentena, em 9 de março. Dois dias depois, o governo dinamarquês proibiu viagens entre seu país e a Itália, e no dia 14 fechou as fronteiras para todos os não residentes. Também fechou bares, restaurantes, lojas e suspendeu as aulas em todas as escolas.

Assim como a Dinamarca, a Eslováquia se antecipou na adoção de medidas mais severas de isolamento social. O confinamento total foi decretado no dia 12 de março, quando apenas dez eslovacos haviam contraído o coronavírus.

Foram proibidas viagens, e as fronteiras ficaram abertas apenas para residentes no país. Todos os eventos culturais, esportivos e religiosos foram suspensos, assim como partidas esportivas. O governo eslovaco também proibiu visitas a hospitais e casas de idosos e suspendeu aulas em todas as escolas.

Duas semanas depois, o número total de de doentes é 336, dos quais sete se recuperaram, e não há mortes registradas. Apenas um paciente está em estado grave hoje no país, internado em UTI.

Nesta segunda, formaram-se filas em frente às lojas reabertas na capital, Bratislava, segundo a imprensa local. Voltaram a funcionar óticas, oficinas mecânicas, escritórios de advocacia, chaveiros, lojas de tecidos e roupas, bicicletarias, lojas de tintas e de material de construção, entre outras.

Só é permitida a entrada de uma pessoa por 25 metros quadrados, todos devem manter distância de 2 metros e o uso de máscaras é compulsório. O horário das 9h às 12h é reservado a maiores de 65 anos. Shopping centers e outros centros comerciais de alta concentração continuam fechados no país.

Do outro lado da gangorra, o governo do Chipre, também um dos primeiros a fechar suas fronteiras, decretou toque de recolher das 21h às 6h. Os habitantes da ilha só poderão sair à rua uma vez por dia, e antes devem mandar uma mensagem de texto para o governo e obter permissão.

Todas as lojas, inclusive supermercados, padarias e quitandas, ficarão fechadas aos domingos. Carros poderão levar no máximo três pessoas, incluindo o motorista.

Embora conte apenas sete mortes (0,6 por 100 mil habitantes) e 230 casos confirmados, um aumento súbito de doentes neste final de semana levou o governo a apertar as restrições, que valem a partir das 6h desta terça (31).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas