Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Dados mostram que tsunami do vulcão de Tonga chegou ao Brasil

Estação de monitoramento do IBGE registrou alteração atípica no nível do mar, na costa do Rio de Janeiro, 17 horas após a erupção

O tsunami gerado na última semana pela gigantesca explosão do vulcão Hunga Tonga Hunga Há’apai, no arquipélago de Tonga, no Sul do Oceano Pacífico, a mais potente erupção vulcânica em 30 anos no planeta, foi detectado no Brasil cerca de 17 horas depois e foi pequeno. A informação foi divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Há uma semana, 15 de janeiro, dia da erupção, a onda de choque atmosférico havia alcançado sobre o Brasil. Na segunda-feira (17/1), um tsunami pequeno foi observado no Atlântico e possivelmente na costa brasileira.

Leia também

O tsunami marítimo gerado pela erupção foi, assim, observado no Pacífico, Atlântico e Índico. A elevação do mar foi maior no Pacífico, onde se produziu o evento eruptivo, e houve alagamentos de pequena monta em áreas costeiras de países como Japão, Chile e Estados Unidos. Já em pontos do arquipélago de Tonga, perto do vulcão, as autoridades locais descreveram um tsunami de até 15 metros.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas