Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Covid-19: Nível de alerta deve subir no Reino Unido

O Reino Unido registrou 4.368 novas infecções e 11 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o ministério da Saúde britânico.

O alerta relativo à pandemia covid-19 no Reino Unido deve subir para o segundo nível mais alto, aconselharam hoje diretores gerais de saúde de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.  Num comunicado conjunto, recomendaram que o alerta passe do nível 3 (epidemia de covid-19 em circulação geral) para o nível 4 (epidemia de covid-19 em circulação geral, transmissão alta ou a aumentar exponencialmente). O nível tinha sido reduzido em 19 de junho.

"Após um período de redução de casos e mortes de covid, o número de casos está agora aumentando rapidamente e provavelmente exponencialmente em partes significativas de todas as quatro nações", justificaram, a propósito do risco de aumento de mortes e sobrecarga no sistema de saúde público.

Leia também

Os quatro diretores gerais de saúde representam o Centro de Biossegurança Comum, que foi criado pelo Governo britânico para recolher informação e ajudar o governo a tomar decisões.

O ministro da Saúde, Matt Hancock, disse que o anúncio "reflete a mudança significativa na ameaça atual representada pelo coronavírus" e que o país enfrenta um "ponto crítico".

O primeiro-ministro, Boris Johnson, deverá anunciar novas medidas na terça-feira, numa declaração oficial sobre a pandemia covid-19 no parlamento, após uma reunião do conselho de emergência.

A reunião da Comissão para as Contingências Civis, conhecida por COBRA e responsável por determinar medidas para situações de emergência nacional, é a primeira desde 10 de maio e terá a participação dos chefes dos governos autônomos da Escócia, Nicola Sturgeon, do País de Gales, Mark Drakeford, e da Irlanda do Norte, Arlene Foster, esta acompanhada pela número dois, Michelle O'Neill.

O Reino Unido registrou 4.368 novas infecções e 11 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o ministério da Saúde britânico, que admitiu uma aceleração da pandemia covid-19.

No domingo tinham sido contabilizadas 3.899 novas infecções e 18 mortes, mas no sábado foram identificados 4.422 novos casos, o número mais alto desde maio.

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, admitiu hoje no parlamento não existir "dúvida de que este vírus está acelerando".

Numa coletiva de imprensa esta manhã, o principal assessor científico do governo, Patrick Vallance, disse que, se este ritmo continuar, em meados de outubro o Reino Unido poderá registrar 50 mil casos diários. "Cinquenta mil casos por dia levaria a, um mês mais tarde, em meados de novembro, a 200 mortes ou mais por dia", avisou Vallance, alertando para a "rapidez com que isto pode evoluir se a duplicação continuar".

Vallance e o diretor geral de Saúde de Inglaterra, Chris Whitty, defenderam a necessidade de medidas para abrandar esta tendência.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas