A Coreia do Norte anunciou neste domingo (8) que realizou um teste "muito importante" em sua base de lançamento de mísseis, informou a KCNA. O teste foi feito em um campo parcialmente desmontado após o início do diálogo com os Estados Unidos sobre o fim do programa nuclear norte-coreano.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou, após a confirmação do novo teste, que a Coreia do Norte precisa colocar fim ao seu programa nuclear.
Leia também
?Kim Jong-un é muito esperto e tem muito a perder, tudo na realidade, se ele agir de maneira hostil. Ele assinou um forte acordo de desnuclearização comigo em Singapura?, declarou o chefe de estado americano no Twitter.
Trump faz referência ao acordo para colocar fim em suas armas nucleares em junho de 2018.
?Ele não quer prejudicar sua relação especial com o presidente dos Estados Unidos ou interferir na eleição presidencial em novembro?, afirmou.
O teste de sábado no campo de lançamento de satélites de Sohae terá "um impacto importante na mudança da posição estratégica da Coreia do Norte mais uma vez em um futuro próximo", declarou a Academia de Defesa Nacional da Coreia do Norte na agência de notícias oficial do país, KCNA.
A Coreia do Norte, porém, não falou exatamente o que foi testado. Kim Dong-yub, analista do Instituto de Estudos do Extremo Oriente de Seul, disse à Associated Presse que a Coreia do Norte provavelmente testou pela primeira vez um motor a combustível sólido para um míssil balístico intercontinental.
Sohae, na costa noroeste da Coreia do Norte, é uma instalação projetada para colocar satélites em órbita. Mas Pyongyang realizou vários lançamentos de foguetes lá que foram condenados pelos EUA e outros como testes disfarçados de mísseis balísticos de longo alcance.
Imagens de satélite tiradas em 5 de dezembro mostraram um grande contêiner no local que era "um indicador claro de um teste iminente do motor", disse Jeffrey Lewis, do Instituto de Estudos Internacionais Middlebury, nos Estados Unidos, antes da declaração de Pyongyang.
Os motores de foguetes são facilmente adaptados para uso em mísseis e a comunidade internacional chamou o programa espacial de Pyongyang de uma folha de figueira para testes de armas.