Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Conheça detalhes do plano russo desarticulado de assassinar Zelensky

As autoridades ucranianas afirmaram nesta terça-feira (7) que frustraram um plano russo para matar o presidente


				
					Conheça detalhes do plano russo desarticulado de assassinar Zelensky
Desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, Kiev já relatou várias tentativas de assassinato de Zelensky.. Reprodução

O Serviço de Segurança Ucraniano (SBU) anunciou num comunicado de imprensa que tinha “desmantelado uma rede de agentes” do Serviço Federal de Segurança russo (FSB, ex-KGB) que preparava “o assassinato do presidente ucraniano”, e que prendeu dois oficiais envolvidos nesta conspiração. O diretor de inteligência militar, Kyrylo Budanov, e o comandante do SBU, Vassyl Maliouk, também eram visados por Moscou.

Desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, Kiev já relatou várias tentativas de assassinato de Zelensky. É sabido que a Rússia tem agentes pró-Moscou no aparelho militar e de segurança ucranianos, embora o fracasso da ofensiva contra Kiev tenha demonstrado desde o começo da guerra alguns limites dos serviços secretos do Kremlin.

Leia também

Desta vez, o SBU alegou ter prendido “dois coronéis” do serviço estatal ucraniano que garantiam a segurança de autoridades públicas. “Eles foram presos há poucos dias”, disse à AFP uma fonte ucraniana. “Eram homens de alto escalão, um deles dirigia um departamento”, acrescentou a fonte. Os dois militares teriam “transmitido informações confidenciais” à Rússia e foram recrutados pelo FSB antes da invasão de 2022, afirmou o SBU.

Saiba mais no site Metrópoles, clicando aqui.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas