Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Congresso dos EUA endurece sanções contra a Coreia do Norte

Endurecimento das sanções é resposta a foguete e novo teste nuclear. Lei ainda deve ser sancionada pelo presidente Barack Obama

O Congresso americano aprovou nesta sexta-feira (12), quase por unanimidade, um endurecimento das sanções contra a Coreia do Norte como reação à realização porPyongyangde um novo teste nuclear e o lançamento de um foguete.

A Câmara de Representantes aprovou por 408 votos a favor e 2 contra um texto que torna obrigatórias as sanções contra qualquer pessoa ou entidade que fornecer àCoreia do Nortebens, tecnologia ou treinamento que lhe permitam desenvolver armas de destruição em massa.

Leia também

Até agora, a imposição destas sanções não era obrigatória e ficava a critério do presidente.

A iniciativa obteve facilmente o apoio da maioria qualificada de dois terços de que precisava.As sanções já tinham sido aprovadas na quarta-feira passada pelo Senado.O documento agora deve ser sancionado pelo presidenteBarack Obama.

As sanções contemplam, ainda, as empresas ou pessoas que permitam à Coreia do Norte importar bens de luxo, tecnologias, metais preciosos, mas também aço, carvão ou outros materiais suscetíveis de ser usados com fins militares.

Estas se somam às sanções já impostas ao regime de Pyongyang por parte dosEstados Unidose outros países, adotadas após a realização de três testes nucleares, em 2006, 2009 e 2013.

Agora, a Coreia do Norte assegurou no começo de janeiro ter feito seu primeiro teste com uma bomba de hidrogênio, mais potente que uma bomba atômica comum, como demonstração de sua determinação em avançar em seu programa nuclear.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

EUA

Relacionadas